top of page

PUNTA CANA - O paraíso na República Dominicana

  • Irmãs Pelo Mundo
  • 29 de jan. de 2022
  • 11 min de leitura

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Não só no Brasil, mas em todo o mundo, Punta Cana é conhecida como um dos melhores destinos para lua de mel no Caribe, mas também é perfeito para família e amigos que querem descansar ou se divertir nos resorts.



Por Irmãs Pelo Mundo, dezembro de 2021.


Temos certeza que você, algum dia, já ouviu falar sobre Punta Cana. O destino mais popular e procurado da República Dominicana é conhecido pela infinidade de resorts e águas com coloração em tons de azul e verde, e perfeito também para aquelas viagens "curtinhas".


Nesse post iremos compartilhar tudo sobre a nossa experiência de 4 noites para Punta Cana.

 

PUNTA CANA


Punta Cana é uma cidade localizada na costa leste da República Dominicana, uma nação na ilha de Hispaniola, e que juntamente com a nação do Haiti, formam parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região do Caribe.


Localização - imagem: melhores destinos

Tanto por área quanto por população, a República Dominicana é o segundo maior país do Caribe (depois de Cuba), com 48.445 km2 e população estimada em 10 milhões de habitantes - um milhão dos quais vivem na capital, São Domingos.


A cidade de Punta Cana está situada a cerca de 200 km da capital Santo Domingo. Seu litoral de 48 km no Mar do Caribe, faz com que suas praias tenham águas cristalinas e uma temperatura agradável o ano inteiro.


Orla de Punta Cana dominada pelos resorts - foto: tommy
 

QUANDO IR


Essa, depois de onde ficar em Punta Cana, com certeza é a pergunta mais feita para os viajantes que escolhem esse destino.


Antes de mais nada, é válido lembrar que em Punta Cana é verão o ano inteiro, porém, a Republica Dominicana faz parte da região do Caribe, e os furacões são mais comuns do que se imagina, a novela da globo Salve-se Quem Puder, não foi pura ilusão hahaha


A alta temporada de Punta Cana vai do Natal até a Páscoa. Nós passamos o Natal por lá e por ser alta temporada, não achamos que estivesse tão cheio assim, os próprios colaboradores dos hotéis informaram que essa época do ano era tranquila.


Tranquilidade e vibes caribenhas na semana do Natal - arquivo irmãs pelo mundo

O tempo em janeiro, fevereiro, março e abril é seco e não há muita chuva. Diferente do Brasil, este período compreende o inverno, mas mesmo assim as temperaturas ficam na casa dos 30⁰C. Neste período, a água do mar é mais gelada, mas nada que impeça de entrar no mar. Geralmente, os valores das acomodações e voos são mais elevados.


Em maio, junho e julho, os dias são mais quentes, porém costuma chover nesse período, com isto os preços são mais atrativos. Nesta época, não há risco de furacão e o mar estará morninho. É importante dizer, que ser época de chuvas não significa que ficará chovendo um dia todinho. Geralmente, as chuvas são as típicas de verão, começam mais no final do dia e duram de 15-30 minutos.


Agosto, setembro, outubro e novembro são quentes também, porém esses meses correspondem a temporada de furacões, maaaas a probabilidade de ocorrer um é muito pequena, então se você quer viajar barato para Punta Cana, escolha um desses meses, os preços nessa época são tentadores.


Dezembro já não há mais furacão, porém a partir do dia 15 os preços já começam a elevar. Fomos nesse período e aproveitamos muito. Os dias eram tranquilos, calor ameno, porém a água do mar gelada. O tempo estava meio maluco, amanhecia chovendo, o sol aparecia, dali a pouco ficava nublado, o sol voltava e chuva novamente, não tinha uma sequência previsível do que iria acontecer.

 

ONDE FICAR


Essa, com certeza é a maior dúvida ao planejar uma viagem para Punta Cana, afinal, o resort será seu destino mais importante, pois não há muitas atividades a serem feitas fora dos hotéis.


Por isso, te asseguramos que vale a pena perder alguns minutos pesquisando a acomodação que mais combina com seu perfil e que atenda suas expectativas. Existem inúmeras opções de resorts com estruturas e valores bem variados, alguns são mais exclusivos, outros possuem serviços mais completos, outros aceitam apenas adultos e tem aqueles que são destinados as crianças.


Na nossa opinião é extremamente importante avaliar a comodidade, os quartos, as refeições e a praia em que a sua acomodação fica. A dica é ler as avaliações verdadeiras de quem já esteve hospedado no hotel.


Eu (Gabe) estive em Punta Cana em dezembro de 2021 com o meu namorado e durante nossa estada, decidimos ficar em hotéis diferentes, para comparar as experiências. Ficamos hospedadas no Meliá Caribe e também no Live Aqua.

 

MEILÁ CARIBE


Nos primeiros dois dias, ficamos hospedados no Meliá Caribe. O hotel possui um complexo enorme, sério é E-N-O-R-M-E, tanto que para chegar até a praia, você pode ir caminhando (e do nosso quarto era beeem cansativo) ou com os carrinhos de golfe ou o trem que ficam circulando o tempo todo nas dependências do hotel. Vale mencionar que dentro do complexo há outra “classe”, que pertence ao mesmo hotel, o The Level.


Complexo Meliá - foto: divulgação

O Meliá possui diversos tipos de quarto, e nós escolhemos um intermediário. O quarto era espaçoso, porém bastante antigo. A cama era confortável, as roupas de cama e banho eram novas e cheirosas e o amenitie kit era bastante completo, nos surpreendeu muito, porém, achamos que deixaram a desejar na limpeza da acomodação.


Nosso quarto no Meilá Caribe - foto: Meliá

O resort, como grande parte dos hotéis de Punta Cana funciona com sistema All Inclusive e possui 10 restaurantes inclusos no pacote. A maior parte destes restaurantes precisa de reserva antecipada, sendo pouquíssimas as vagas disponíveis, ou seja, não conseguimos almoçar ou jantar em nem um dos restaurantes a não ser no Buffet, que tinha uma comida boa, porém para o meu paladar era gordurosa e não muito saborosa.


No último dia eu estava p* da vida porque mesmo indo até a recepção para agendar um horário, nunca tinha vaga... então meu namorado decidiu ir até um dos restaurantes, escolhemos aquele que estava mais próximo da nossa acomodação, o Vietnamita, para dar aquela chorada por uma vaga para atendente, que depois de muita reluta, deixou a gente jantar.


Jantar no restaurante Vietnamita do Meliá Caribe - arquivo irmãs pelo mundo

O restaurante tinha uma comida muito boa, a atendente foi muito simpática. Para fazer as reserva, há um horário especifico. A dica que eu dou é de estarem na recepção alguns minutos antes do inicio do horário para garantir as vagas... vale a pena perder alguns minutos de praia ou de piscina.


Um ponto negativo do hotel e que me deixou bastante encasquetada, foi o fato de que mesmo sendo All Inclusive, não havia ao menos um dos restaurantes aberto 24h. Todos os restaurantes funcionavam apenas até as 22h. Além disto, a comunicação foi bastante complicada, mesmo falando inglês, os atendentes não entendiam o que tínhamos a dizer e muitas vezes não se esforçavam para isso.


Coquerinhos bem vibes caribe ao caminhar pelo complexo Meilá hahah - arquivo irmãs pelo mundo

Ponto positivo: os drinks hahaha. Os bartenders do shaker bar eram muito atenciosos, em dois dias já fizemos amizade com eles. Eu provei quase toda a carta de drinks do hotel e todos eram muito bons! O hotel não estava muito cheio, e achei muito legal ter música e uma “pista de dança”, as pessoas estavam muito empolgadas, foi super divertido.


Outro ponto super positivo do hotel é a localização. Ele fica na melhor parte da costa, em Bávaro, onde o mar é manso e com água cristalina. Fomos no inverno, então a água estava um pouco gelada e havia um pouco de algas, mas não nos impediu de passar a tarde toda curtindo esse marzão maravilhoso.


Opinião real sobre o hotel: não gostei, não voltaria. Esperava mais. Achei muitos dos colaboradores ríspidos, não gostei da questão dos restaurantes e no fim, agradeci por estar trocando de hotel. Talvez se tivéssemos estado em um quarto mais luxuoso ou na área do The Level, que aparentemente era bem mais nova do que a que nós estávamos, a experiência teria sido outra.


Reserve a sua hospedagem no Meliá Caribe clicando AQUI.
 

LIVE ACQUA


Saímos do Meliá e fomos direto para o Live Acqua, ao chegarmos no hotel a receptividade já foi totalmente diferente e ao abrir a porta, eu já sabia que tinha feito a escolha certa. Fizemos o nosso check in e o colaborador já nos levou até o bar para experimentar a cerveja dominicana, que é uma delícia!


Caminho para a praia no Live Acqua - arquivo irmãs pelo mundo

O Live Aqua é um hotel mais intimista, para menos hospedes e eu simplesmente AMEI isso. Nós fizemos muitas amizades, pois como o hotel é relativamente pequeno, você acaba esbarrando com as mesmas pessoas. Vale dizer também que é um hotel somente para adultos.


Complexo Live Acqua Punta Cana - foto: divulgação

Ficamos na acomodação mais simples e ela era GIGANTE, a arquitetura do quarto era divina e na sacada havia uma banheira de hidromassagem. O hotel é super novo e isso já é um ponto positivo, estava tudo limpo, cheiroso e eu achei um máximo que se você deixasse a porta sem colocar o sinal do “não perturbe”, os colaboradores passavam oferecendo toalhas e a reposição dos itens do frigobar.


Nosso quarto no Live Acqua Punta Cana - foto: Live Acqua
Sacada com banheira de hidromassagem delicia - foto: Live Acqua
Piscina perfeita, limpa e com espreguiçadeiras para todos! - arquivo irmãs pelo mundo

A comida do hotel me dá saudade até hoje, era deliciosa. A apresentação dos pratos, o atendimento, as sobremesas, tudo perfeito! Os funcionários eram extremamente solícitos, estavam o tempo inteiro rindo e brincando e se esforçavam ao máximo para entender o que você desejava. Como no hotel anterior, o sistema é All Inclusive, porém não há necessidade de agendamentos de restaurantes e há restaurante que fica aberto servindo snacks 24h.


Passamos a véspera e a noite de Natal hospedados no Live Aqua e houve uma série de apresentações, música ao vivo, karaokê e interações com os hospedes.


Prontinha para a noite de Natal. Paisagismo lindo do hotel - arquivo irmãs pelo mundo

Em relação ao mar, o hotel fica localizado em Uvero Alto, onde o mar não é tão bom assim, pois por ser mais violento acaba tendo quebra de ondas. A água estava bem gelada e acabamos nem entrando, apenas passando o dia na beira mar, que possui diversas cadeiras e serviço de atendimento, então não precisávamos nem nos levantar para ir buscar as bebidas.


Espreguiçadeiras delicia no Live Acqua. PS: areia molhada por conta de chuvinha - arquivo irmãs pelo mundo

Minha opinião final sobre o hotel: PERFEITO! Ele custou mais caro que o primeiro? SIM! Meu namorado quando comparou o valor das diárias, queria me matar, mas ao entrar no quarto ele já comentou: nossa, que diferença, acho que foi um dinheiro bem investido e no fim da viagem brigou comigo por não termos ficado todos os dias neste hotel hahahaha. Isso só reforça a importância de se perder alguns (ou muitos, como foi o nosso caso) minutos pesquisando sobre a acomodação.


Reserve a sua hospedagem no Live Acqua clicando AQUI.
 

O QUE FAZER


Muitas pessoas acham que Punta Cana se resume nos imensos e chiquérrimos resorts, mas saiba que não é bem assim! Vale a pena reservar um dia (ou mais) de sua viagem para conhecer o que essa localização tem a te oferecer.


Chegamos em Punta Cana com a intenção de fazer dois passeios: Isla Saona e Hoyo Azul, porém, não contávamos que a cidade simplesmente PARA na véspera e no dia de Natal. Nesses dias, realmente o que funciona são os resorts e é até difícil de encontrar taxi ou uber.

Com isto, tivemos que escolher um dos passeios e optamos por conhecer a famosa Ilha Saona.


Uma dica importante é: deixe para comprar seus passeios ao chegar na cidade, existem diversas agencias de viagens querendo vender, ou seja, chore muiiito, muiiito desconto. 

Nós compramos o passeio com uma agencia no aeroporto, considerando o valor que havíamos buscado na internet antes da viagem, saiu muito barato! O valor para cada pessoa ficou em $30,00 (dez 2021), ou seja, com o cambio a R$6,00 pagamos R$180,00 por pessoa, na internet o menor valor para esse passeio foi de $75,00 por pessoa ou R$450,00.


Porém, não recomendo comprar na chegada do aeroporto. O vendedor apresentou imagens que não eram as reais. Ele nos vendeu o passeio mostrando imagens de um determinado ônibus, barco e almoço e até afirmou que todas as bebidas estavam inclusas e chegando lá, não era nada daquilo, ou seja, pegou a turista hahaha, mas ainda assim, considerando o valor que pagamos, valeu a pena.


Vale salientar que há uma diferenciação entre as agencias, então questione bem antes de fechar o passeio.

 

ILHA SAONA


Inicio dizendo que esse passeio deveria ser incluso no ticket de vôo para Punta Cana, não saia de lá sem faze-lo! O passeio até a ilha tem a duração de mais de 12h, então você precisa separar um dia inteiro para ele.


Passeio obrigatórioooo! Um paraíso na terra (mesmo cheio de turistas kkk) - arquivo irmãs pelo mundo

Tudo inicia com uma van te buscando no hotel. Nós saímos as 7:00h e fomos até um ponto de encontro, onde o ônibus estava nos esperando. De ônibus, em uma viagem que levou cerca de 1:30h, chegamos até o porto de Bayahibe. É aqui que inicia a viagem em alto-mar.


Para ingressar no catamarã você precisa de uma pulseira de identificação, pois a Ilha fica no Parque Nacional Del Este, havendo uma taxa de visitação, a qual já está inclusa no valor do passeio.


Paradinha nas piscinas naturais, incrível! - arquivo irmãs pelo mundo

De catamarã, chegamos até as piscinas naturais após 1:30. Aqui o barco para e você pode mergulhar. É neste local que estão as estrelas do mar, mas lembre-se NÃO TIRE AS ESTRELAS DO MAR DA ÁGUA, pois elas não sobrevivem fora da água. Nós tivemos a alegria que ver uma, são lindas!!!


Piscinas Naturais no passeio para a Ilha Saona - arquivo irmãs pelo mundo

Voltando para o barco, seguimos para a Ilha que fica uns 30min dali. Chegamos já passava das 12:00h e permanecemos ali até as 15:30h. Retornamos em uma lancha rápida, o que levou bem menos tempo do que a ida.


A ilha é incrivelmente maravilhosa, quase deserta, a não ser pelos locais que recebem os turistas. De acordo com o guia do passeio, ali moram cerca de 50 pessoas, que trabalham exclusivamente com o recebimento de pessoas.


Ilha Saona - foto: viagens cinematográficas

Na ilha, cada agencia possui um local específico para almoço, havendo um Buffet e mesinhas para você se servir. É tudo bem simples e estava ok, mas sendo bem verdadeira com vocês, não me atrevi a comer certas coisas, com receio de passar mal. As bebidas inclusas são: água, sucos e refrigerante. Bebidas de álcool não estão inclusas. Isso é igual para todas as agencias.


Almoço incluso no passeio, simples mas ok! - arquivo irmãs pelo mundo

Ficamos na ilha curtindo o mar, que tem a água quente e transparente. Foi maravilhoso! Na volta para casa, como comumente acontece em qualquer passeio turístico, há aquela parada em lojinhas locais para compra de suvenires, que particularmente, achei beeem salgadinhos, mas novamente, pechinche! Chegamos no hotel perto das 20:00h!


O que levar para o passeio:


Isso é muito importante! Primeiramente, não leve muita coisa, nem bolsas grandes, pois você precisa se deslocar de um lugar para o outro, sair de um barco para outro e tudo é muito rápido.


Não esqueça de levar: protetor solar, canga para estender na areia e toalha para se secar, chapéu ou boné, óculos de sol e chinelo. Já inicie o passeio com roupa de banho. Para as mulheres, leve algo que não lhe incomode ao vestir, como uma saída de praia, vestido e shortinho, pois se lembre que você irá entrar e sair do mar.

 

SCAPE PARK E HOYO AZUL


O Scape Park é um dos principais parques temáticos de Punta Cana. Ele fica localizado dentro do condômino CapCana e é mais voltado para o público que gosta de adrenalina e emoção. Adquirindo o ingresso do parque, você tem direito as mais de 10 atividades que ele oferece, entre elas está:


· Tirolesa com 7 trechos, com vista para todo o parque;

· Cenotes: sendo o principal dele o Hoyo Azul (que iremos explicar melhor)

· Mini zoológico: que as crianças costumam amar;

· Rota cultural: com conteúdos e artigos de habitantes locais;

· Piscinas: belíssimas e ideais para se refrescar

· Escalada: em parede rochosa;

· Mergulho em cavernas misteriosas;


Scape Park - foto: divulgação

A principal atividade do parque é o cenote Hoyo Azul. Antigamente, esse passeio podia ser realizado de maneira exclusiva. Você comprava o passeio, que lhe dava o direito de entrar no parque para apreciar o cenote e ele tinha duração de meio dia. Porém, ao perguntar na agencia do aeroporto e nas que estavam operando nos dois hotéis que nos hospedamos, todas informaram que o passeio tinha duração de um dia todo e que você só poderia visitar o cenote, caso comprasse o ingresso full Day do parque.


Cenote Hoyo Azul - foto: divulgação

O Hoyo Azul é o principal cenote de Punta Cana. Para chegar no cenote é preciso fazer uma pequena trilha e atravessar uma ponte, para ai sim, você se deparar com a água mais azul que você já deve ter visto em sua vida!


O cenote tem aproximadamente 15 metros de profundidade, mas como a água é extremamente cristalina, você acha que ele possui apenas 1 metro hahaha! O passeio oferece coletes salva vidas, então é super seguro.


Ficamos mega tristes que não conseguimos fazê-lo, as fotos do lugar são realmente de tirar o fôlego, mas fica pra uma próxima, né?!

 

OUTROS PASSEIOS


Existem outros passeios que você pode fazer em Punta Cana, como por exemplo:


> Nadar com golfinhos no Dolhpin Island Park. A “piscina” que está em alto-mar fica na Playa Bávaro e o passeio possui atividades interativas, equipamento de mergulho e o mergulho em si dura cerca de 30 minutos. Você pode escolher nadar com as arraias e tubarões, basta escolher o pacote desejas. (não é o tipo de turismo que gostamos de fazer)


> Passeio para Ilha Catalina: passeio semelhante a Ilha Saona, com viagem de catamarã, almoço no estilo Buffet. A ilha conta com uma praia de areia branca e cristalina, sendo possível andar de banana boat e mergulhar com snorkel para ver os recifes de corais e peixes. Nesse passeio você pode fazer uma parada em Altos de Chávon, uma vila construída sob o rio, consulte com a agencia de viagem.


Ilha Catalina, lembrou a vibe de Caraíva ne? hahaha - foto: divulgação
Ilha bem caribe e perfeita para mergulho! - foto: divulgação
 

Amamos a viagem, fizemos amigos do mundo todo...o lugar é sensacional e eu voltaria quantas vezes pudesse, é uma viagem incrível!


Para conferir como foi a nossa viagem, da uma passadinha no nosso ig no instagram @irmas_pelo_mundo e não esquece de nos seguir!


Beijos

Paula e Gabe!


Comments


Encontre a sua viagem dos sonhos:

IRMÃS PELO MUNDO no insta: Acompanhe as viagens ao vivo.

Reserve aqui a sua hospedagem:

G0944059.JPG

Sobre Nós

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul em Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos.

 

Read More

 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Inscreva-se para receber as novidades

Obrigada por se inscrever.

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
bottom of page