PALMAS – Conheça a capital do Tocantins
- Irmãs Pelo Mundo
- 7 de jun. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2023
Fundada em 1989, a mais jovem capital do país, reserva riquezas inigualáveis no coração do Cerrado e é a porta de entrada para explorar o Jalapão e Serras Gerais.

Por Irmãs pelo Mundo, maio 2023.
Palmas é a capital do estado de Tocantins, fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, pelo governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto arquitetônico e urbanístico é assinado pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho. Passou a ser a capital do novo estado em 1° de janeiro de 1990 e foi planejada para 2,5 milhões de habitantes - atualmente conta com cerca de 300 mil.
A história da cidade é intimamente relacionada com a história do Tocantins. Em 18 de março de 1809, Dom João VI dividiu a província de Goiás em duas comarcas administrativas: de Goiás e do Norte; dando início ao processo de criação do Estado do Tocantins. No mesmo ano, o primeiro movimento separatista da região de Goiás chamada Vila da Palma foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã.

A luta pela independência da comarca do Norte foi longa e contou com importante passo quando em 1821, o Desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamou um governo autônomo para aquela região. Todavia, em três anos a revolta foi contida por Caetano Maria Gama, presidente daquela província, nomeado por Dom Pedro I, então imperador do Brasil.
A divisão de Goiás ficou em latência até os anos 70 do século XX, quando foi discutida no Congresso Nacional, e aprovada em 1988. Somente anos depois, é que Palmas finalmente começou a surgir. Em 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autorizou o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado e, no dia 20 de maio de 1989, foi lançada a pedra fundamental da cidade, numa solenidade que reuniu cerca de dez mil pessoas na Praça dos Girassóis.
Palmas é a porta de entrada para o Jalapão, destino mais procurado pelos turistas no Tocantins. Outros atrativos além dos pontos turísticos urbanos da capital, são as praias de água doce e as cachoeiras de Taquaruçu, localizada na região serrana do município.

QUANDO IR
Faz calor o ano todo em Palmas. O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca, quando dificilmente chove e é a melhor época para visitar. A época chuvosa vai de outubro a abril, mas, as chuvas, geralmente são pancadas rápidas.
COMO CHEGAR E COMO SE LOCOMOVER
Palmas é a capital mais isolada do Brasil e o aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues serve tanto a capital como todo o estado do Tocantins. Ficando a 18 km de Palmas.
A cidade foi planejada e definitivamente não foi projetada para pedestres, sendo uma das mais espalhadas do Brasil, com ruas largas com enormes canteiros centrais e rotatórias, bastante semelhante à cidade de Brasília. Com isso, tudo fica distante, e você terá que estar de carro ou utilizar táxi ou Uber para conhecer os pontos turísticos. Porém, a praça dos Girassóis concentra boa parte das atrações e nos seus arredores está boa parte da rede hoteleira.
ONDE FICAR
Ibis JK. Padrão Ibis não tem erro. Hotel bem localizado, quarto confortável e com um bom café da manhã, servido cedinho, ideal para quem está saindo em alguma expedição.


O QUE FAZER
Palmas conta com alguns parques, praças e monumentos. A Oeste fica o Rio Tocantins, onde estão as praias de água doce, principais atrativos da capital.
PRAÇA DOS GIRASSÓIS
Localizada no centro de Palmas, é considerada a maior praça da América Latina e uma das maiores do mundo, com 571.000 m2, perdendo apenas para a Praça Merdeka, na Indonésia. Teve sua construção iniciada no ano de 1999 e inaugurada em 07 de setembro de 2000. Reúne boa parte das atrações da lista do que fazer em Palmas, monumentos arquitetônicos, memoriais e uma bela fonte.

A praça também abriga as sedes dos poderes públicos estaduais: Poder Executivo (Palácio Araguaia), Legislativo (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins) e Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). Assim como as Secretarias de Governo.

A grande calçada de pedras portuguesas e jardins, localizada em frente ao palácio, vistas de cima mostram o mapa do estado de Tocantins. No meio da calçada fica o marco do Centro Geodésico do Brasil, o ponto central entre os extremos do nosso país (norte-sul, leste-oeste).

Também na Praça estão o Memorial Coluna Prestes, obra de Oscar Niemeyer, construído para homenagear o movimento político-militar Coluna Prestes; Monumento aos Dezoito do Forte, que homenageia a revolução contra a República Velha com 18 estátuas representando a guarnição de soldados que manteve de pé o Forte de Copacabana e a Escola no Realengo; a Catedral de Palmas; e o Monumento aos Pioneiros de Palmas, que homenageia a primeira família que se mudou para a cidade de Palmas, durante sua construção e auxiliou nas obras iniciais.

O Relógio de Sol é um ponto bastante procurado em Palmas, pois é considerado o maior relógio de sol horizontal do Brasil. Tem 6 m de altura e 60 m de diâmetro, foi feito com pedras portuguesas e está pertinho do Palácio Araguaia.
PRAIAS DE PALMAS
Praia da Graciosa: uma das principais áreas de lazer e importante ponto turístico de Palmas, com quiosques e balsas que fazem passeios pelo Rio Tocantins. Fica localizada numa área repleta de restaurantes e calçadões. A praia tem 500 metros e a noite o local é bem movimentado por ser o principal polo gastronômico da cidade de Palmas. Oferece a melhor vista da ponte Fernando Henrique Cardoso e do pôr-do-sol, além de também ser local de partida dos barcos para Ilha do Canela.


As águas escuras e frescas do Rio Tocantins abrigam as temidas piranhas, e para segurança de moradores e turistas foram colocadas cercas nas áreas destinadas aos banhistas.

Ilha do Canela: uma ilha artificial com a praia mais famosa e bonita de Palmas, fica a pouco mais de 3 km do cais da praia da Graciosa de onde saem os barcos. É conhecida como o Oásis da capital tocantinense e é privilegiada com um espetacular pôr-do-sol.


TAQUARUÇU
Taquaruçu fica a somente 41 km do Centro de Palmas e por lá você encontrará algumas cachoeiras lindas, que desaguam em águas cristalinas. Ao todo, Taquaruçu possuí 80 cachoeiras catalogadas, sendo que as mais famosas e visitadas são a Cachoeira do Roncador, Cachoeira Escorrega Macaco, a bela Cachoeira de Taquaruçu e a famosa queda d’agua da Cachoeira do Evilson.

ONDE COMER
Como nosso tempo em Palmas foi limitado, apenas tivemos a oportunidade de conhecer dois restaurantes na cidade. O Rosa Madalena e a Casa das Tortas. Gostamos dos dois. O Rosa Madalena fica na Praia da Graciosa em uma estrutura montada sobre o Rio Tocantins. Pegamos um pôr do sol maravilhoso. Valeu muito a pena, e os drinks estavam fantásticos. Já a Casa das Tortas fomos em nosso último dia de passeio, antes de pegar o voo de volta para Florianópolis. Tudo muito saboroso, mas vamos ficar devendo fotinhos pois estávamos extremamente cansadas (kkk final de tour).



Também vamos deixar aqui outras opções de restaurantes que selecionamos durante a nossa pesquisa, e que gostaríamos de conhecer:
Dona Maria Beach – Praia da Graciosa
Tavolla
Mercatto
Porto fino bistrô
Café S/A Palmas
Alecrim
Cheirin Bão
Frans Café
Pizzaria Fogão a Lenha
Viella Pizzaria
Esperamos que tenham gostado das dicas e informações sobre essa jovem capital. Nossa viagem segue para o Jalapão! Vem saber tudo clicando aqui!
Beijos
Paula e Gabe
Comments