top of page

PALMAS – Conheça a capital do Tocantins

Irmãs Pelo Mundo

Fundada em 1989, a mais jovem capital do país, reserva riquezas inigualáveis no coração do Cerrado e é a porta de entrada para explorar o Jalapão e Serras Gerais.



Por Irmãs pelo Mundo, maio 2023.


Palmas é a capital do estado de Tocantins, fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, pelo governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto arquitetônico e urbanístico é assinado pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho. Passou a ser a capital do novo estado em 1° de janeiro de 1990 e foi planejada para 2,5 milhões de habitantes - atualmente conta com cerca de 300 mil.


A história da cidade é intimamente relacionada com a história do Tocantins. Em 18 de março de 1809, Dom João VI dividiu a província de Goiás em duas comarcas administrativas: de Goiás e do Norte; dando início ao processo de criação do Estado do Tocantins. No mesmo ano, o primeiro movimento separatista da região de Goiás chamada Vila da Palma foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã.


Vista de Palmas com o Rio Tocantins - foto: divulgação

A luta pela independência da comarca do Norte foi longa e contou com importante passo quando em 1821, o Desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamou um governo autônomo para aquela região. Todavia, em três anos a revolta foi contida por Caetano Maria Gama, presidente daquela província, nomeado por Dom Pedro I, então imperador do Brasil.


A divisão de Goiás ficou em latência até os anos 70 do século XX, quando foi discutida no Congresso Nacional, e aprovada em 1988. Somente anos depois, é que Palmas finalmente começou a surgir. Em 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autorizou o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado e, no dia 20 de maio de 1989, foi lançada a pedra fundamental da cidade, numa solenidade que reuniu cerca de dez mil pessoas na Praça dos Girassóis.


Palmas é a porta de entrada para o Jalapão, destino mais procurado pelos turistas no Tocantins. Outros atrativos além dos pontos turísticos urbanos da capital, são as praias de água doce e as cachoeiras de Taquaruçu, localizada na região serrana do município.


O Jalapão fica no coração do cerrado tocantinense e o melhor acesso é via Palmas - arquivo irmãs pelo mundo
 

QUANDO IR


Faz calor o ano todo em Palmas. O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca, quando dificilmente chove e é a melhor época para visitar. A época chuvosa vai de outubro a abril, mas, as chuvas, geralmente são pancadas rápidas.

 

COMO CHEGAR E COMO SE LOCOMOVER


Palmas é a capital mais isolada do Brasil e o aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues serve tanto a capital como todo o estado do Tocantins. Ficando a 18 km de Palmas.


A cidade foi planejada e definitivamente não foi projetada para pedestres, sendo uma das mais espalhadas do Brasil, com ruas largas com enormes canteiros centrais e rotatórias, bastante semelhante à cidade de Brasília. Com isso, tudo fica distante, e você terá que estar de carro ou utilizar táxi ou Uber para conhecer os pontos turísticos. Porém, a praça dos Girassóis concentra boa parte das atrações e nos seus arredores está boa parte da rede hoteleira.

 

ONDE FICAR


Ibis JK. Padrão Ibis não tem erro. Hotel bem localizado, quarto confortável e com um bom café da manhã, servido cedinho, ideal para quem está saindo em alguma expedição.


Nosso quarto no ibis JK - foto: divulgação
Café da manhã muito bem servido no hotel ibis jk - foto: divulgação
 

O QUE FAZER


Palmas conta com alguns parques, praças e monumentos. A Oeste fica o Rio Tocantins, onde estão as praias de água doce, principais atrativos da capital.


PRAÇA DOS GIRASSÓIS


Localizada no centro de Palmas, é considerada a maior praça da América Latina e uma das maiores do mundo, com 571.000 m2, perdendo apenas para a Praça Merdeka, na Indonésia. Teve sua construção iniciada no ano de 1999 e inaugurada em 07 de setembro de 2000. Reúne boa parte das atrações da lista do que fazer em Palmas, monumentos arquitetônicos, memoriais e uma bela fonte.


Foto aerea da gigante Praça dos Girassóis - foto: divulgação

A praça também abriga as sedes dos poderes públicos estaduais: Poder Executivo (Palácio Araguaia), Legislativo (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins) e Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). Assim como as Secretarias de Governo.


Palácio Araguaia - arquivo irmãs pelo mundo

A grande calçada de pedras portuguesas e jardins, localizada em frente ao palácio, vistas de cima mostram o mapa do estado de Tocantins. No meio da calçada fica o marco do Centro Geodésico do Brasil, o ponto central entre os extremos do nosso país (norte-sul, leste-oeste).


Marco do centro geodésico do Brasil. O ponto exato fica sinalizado dentro do Palácio Araguaia - arquivo irmãs pelo mundo

Também na Praça estão o Memorial Coluna Prestes, obra de Oscar Niemeyer, construído para homenagear o movimento político-militar Coluna Prestes; Monumento aos Dezoito do Forte, que homenageia a revolução contra a República Velha com 18 estátuas representando a guarnição de soldados que manteve de pé o Forte de Copacabana e a Escola no Realengo; a Catedral de Palmas; e o Monumento aos Pioneiros de Palmas, que homenageia a primeira família que se mudou para a cidade de Palmas, durante sua construção e auxiliou nas obras iniciais.


Memorial Coluna Prestes - arquivo irmãs pelo mundo

O Relógio de Sol é um ponto bastante procurado em Palmas, pois é considerado o maior relógio de sol horizontal do Brasil. Tem 6 m de altura e 60 m de diâmetro, foi feito com pedras portuguesas e está pertinho do Palácio Araguaia.


PRAIAS DE PALMAS


Praia da Graciosa: uma das principais áreas de lazer e importante ponto turístico de Palmas, com quiosques e balsas que fazem passeios pelo Rio Tocantins. Fica localizada numa área repleta de restaurantes e calçadões. A praia tem 500 metros e a noite o local é bem movimentado por ser o principal polo gastronômico da cidade de Palmas. Oferece a melhor vista da ponte Fernando Henrique Cardoso e do pôr-do-sol, além de também ser local de partida dos barcos para Ilha do Canela.


Sunset na Praia da Graciosa com vista para a Ponte Fernando Henrique Cardoso - arquivo irmãs pelo mundo
Letreiro Praia da Graciosa - arquivo irmãs pelo mundo

As águas escuras e frescas do Rio Tocantins abrigam as temidas piranhas, e para segurança de moradores e turistas foram colocadas cercas nas áreas destinadas aos banhistas.


Praia da Graciosa. Da para ver as redinhas instaladas para evitar o ataque de piranhas - arquivo irmãs pelo mundo

Ilha do Canela: uma ilha artificial com a praia mais famosa e bonita de Palmas, fica a pouco mais de 3 km do cais da praia da Graciosa de onde saem os barcos. É conhecida como o Oásis da capital tocantinense e é privilegiada com um espetacular pôr-do-sol.


Ilha do Canela - foto: Viagens e Caminhos
Barquinhos que fazem passeios para a Ilha do Canela e pelo Rio Tocantins - arquivo irmãs pelo mundo

TAQUARUÇU


Taquaruçu fica a somente 41 km do Centro de Palmas e por lá você encontrará algumas cachoeiras lindas, que desaguam em águas cristalinas. Ao todo, Taquaruçu possuí 80 cachoeiras catalogadas, sendo que as mais famosas e visitadas são a Cachoeira do Roncador, Cachoeira Escorrega Macaco, a bela Cachoeira de Taquaruçu e a famosa queda d’agua da Cachoeira do Evilson.


Cachoeiras de Taquaruçu - foto: divulgação
 

ONDE COMER


Como nosso tempo em Palmas foi limitado, apenas tivemos a oportunidade de conhecer dois restaurantes na cidade. O Rosa Madalena e a Casa das Tortas. Gostamos dos dois. O Rosa Madalena fica na Praia da Graciosa em uma estrutura montada sobre o Rio Tocantins. Pegamos um pôr do sol maravilhoso. Valeu muito a pena, e os drinks estavam fantásticos. Já a Casa das Tortas fomos em nosso último dia de passeio, antes de pegar o voo de volta para Florianópolis. Tudo muito saboroso, mas vamos ficar devendo fotinhos pois estávamos extremamente cansadas (kkk final de tour).


Drinks mara no Rosa Madalena - arquivo irmãs pelo mundo
Sobremesa não pode faltar - arquivo irmãs pelo mundo
Restaurante fica sobre o Rio Tocantins, lindo - arquivo irmãs pelo mundo

Também vamos deixar aqui outras opções de restaurantes que selecionamos durante a nossa pesquisa, e que gostaríamos de conhecer:


Dona Maria Beach – Praia da Graciosa

Tavolla

Mercatto

Porto fino bistrô

Café S/A Palmas

Alecrim

Cheirin Bão

Frans Café

Pizzaria Fogão a Lenha

Viella Pizzaria


Esperamos que tenham gostado das dicas e informações sobre essa jovem capital. Nossa viagem segue para o Jalapão! Vem saber tudo clicando aqui!


Beijos

Paula e Gabe

Comentários


Encontre a sua viagem dos sonhos:

IRMÃS PELO MUNDO no insta: Acompanhe as viagens ao vivo.

Reserve aqui a sua hospedagem:

G0944059.JPG

Sobre Nós

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul em Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos.

 

Read More

 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Inscreva-se para receber as novidades

Obrigada por se inscrever.

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
bottom of page