NORDESTE BRASILEIRO - Nosso roteiro de 4 dias entre Alagoas e Pernambuco
Paisagens paradisíacas, céus e mares nos mais variados tons de azul e verde, visuais inesquecíveis, comida boa, hotéis maravilhosos, povo acolhedor e sol o ano todo! Bem vindo ao Nordeste Brasileiro!

Por Irmãs Pelo Mundo, outubro de 2020.
O Nordeste brasileiro é uma região encantadora do nosso país que atrai milhões de visitantes todos os anos, tanto do exterior como também de outros estados brasileiros. Sem dúvidas, escolher um destino para visitar não é uma tarefa fácil já que são 9 estados belíssimos, cada um com suas peculiaridades e belezas naturais.
São paisagens paradisíacas, céus e mares nos mais variados tons de azul e verde, visuais inesquecíveis, comida boa, hotéis maravilhosos, povo acolhedor e sol o ano todo!
Encontre aqui nesse post tudo sobre a nossa primeira experiência de 4 noites no nordeste.
ONDE FICAR
Nessa viagem dividimos nossa hospedagem entre Japaratinga e Porto de Galinhas. Japaratinga não estava no roteiro, mas como a viagem foi em um feriadão e decidimos viajar no estilo “last minute”, a disponibilidade de pousadas e hotéis estava quase esgotada em Maragogi. O que havia sobrado eram as opções absurdamente absurdas que não cabiam no orçamento, ou opções que não atendiam nossos critérios de localização, conforto, etc. Então, pesquisando nos arredores encontramos esse paraíso, ainda desconhecido por nós, chamado Japaratinga, distante 7 km de Maragogi, e sério, foi o melhor achado da vida! Já queremos voltar para Alagoas e explorar essa região de Japaratinga, Patacho, Milagres...
Pousada Vila de Taipa Exclusive Hotel, que experiência incrível. A pousada tem uma decoração convidativa, bem condizente com a localização. Logo que chegamos já nos deparamos com um luau pé na areia, o que tornou a estadia ainda melhor!

O restaurante anexo a pousada tem pratos incríveis e o café da manhã foi servido na mesa, com uma fartura e tapiocas deliciosassss!
Os quartos são aconchegantes, limpos e a vista é incrível! Recomendamos com certeza! Clique AQUI para reservar.

Marupiara by GJP em Porto de Galinhas. Uma opção para quem procura conforto à beira mar, no estilo resort. De frente para as águas cristalinas o hotel oferece uma ampla área de lazer para a família.

É uma acomodação confortável, com boa localização, piscina legal e acesso à praia. Nós preferimos hotéis com menos quartos/hospedes ou pousadinhas mais intimistas; mas gostamos da nossa hospedagem no hotel, condizente com nossas necessidades. Clique AQUI para reservar.
COMO SE LOCOMOVER
Com certeza alugar um carro é a melhor opção. Você terá mais liberdade para se locomover conforme sua necessidade e conseguirá aproveitar os lugares no seu tempo e vontade. Locamos um carro com a Localiza no aeroporto de Recife e conseguimos fazer este roteiro: Aeroporto > Olinda > Maragogi > Praia dos Carneiros > Porto de Galinhas > Aeroporto.

DIA 01 – OLINDA - Pernambuco
Iniciamos nossa viagem pousando em Pernambuco e te aconselhamos a fazer o mesmo, já que Recife é uma capital central, na questão de disponibilidade de voos, e de lá fica mais fácil conhecer os outros estados vizinhos; no nosso caso Alagoas.
Assim que saímos do aeroporto fomos dar uma passadinha em Olinda, uma cidade colonial fundada em 1535 pelos portugueses e que chama a atenção pela belíssima arquitetura do século XVIII: igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas de cores vivas. Em 1537 tornou-se uma vila e foi a capital da Capitania de Pernambuco até 1654.

A cidade prosperou com o extrativismo do pau-brasil e o cultivo da cana-de-açúcar, tornando-se um dos mais importantes centros comerciais da colônia. Enriqueceu a tal ponto que disputava com a Corte portuguesa em luxo e ostentação e chegou a ser chamada de “pequena Lisboa”.
Mas em 1630 com a invasão holandesa a história próspera de Olinda mudou. Os invasores saquearam e incendiaram Olinda e somente em 1654 após a expulsão e reconstrução da Vila de Olinda começou. Mesmo com a saída dos holandeses, a cidade não recuperou a antiga prosperidade e Recife passou a ocupar o lugar de centro econômico quando, em 1827, foi escolhida como capital de Pernambuco.

Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e foi o segundo centro histórico do país a receber tal título, em 1982, após Ouro Preto. Passear pelas ruas da cidade, fundada por Duarte Coelho, é um mergulho na história do Brasil colonial.
E sabe por que esse nome? Segundo diz a lenda, ao chegar no Alto da Sé, em 1535, e vendo a pela paisagem Duarte Coelho teria feito a famosa exclamação: “ó, linda situação para uma vila”.


Assim que você chegar no centro histórico, com certeza será abordado por alguém oferecendo serviço de guia. Achamos válida a contratação, pois em poucas horas pudemos visitar os principais pontos além de conhecer toda a história envolvida no local. Pagamos R$ 70,00 para 3 pessoas.


Não tem como ir a Olinda e não lembrar do carnaval! O carnaval de Olinda é reconhecido mundialmente pelos desfiles dos Bonecos Gigantes de Olinda, bonecos com mais de 2 metros que saem às ruas com os foliões; e pelo frevo, uma dança marcada pela complexidade dos movimentos e ritmo frenético, que ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. O boneco mais conhecido é o Homem da Meia Noite, que sai a meia noite do sábado, desde a década de 30.

Mas a tradição dos bonecos gigantes não é brasileira! Os bonecos surgiram na Europa e em Portugal por volta da idade média, e eram utilizados em procissões em forma de santos católicos. Um padre belga trouxe a tradição à pequena cidade de Belém do São Francisco, que criou o primeiro boneco em 1919, Zé Pereira e em seguida Vitalina. Foi em 1931 que a tradição ganhou as ruas de Olinda com a criação do boneco Homem da Meia Noite, e dai em diante se popularizou o Encontro dos Bonecos Gigantes.
Em 2007, o empresário cultural Leandro Castro criou a nova geração dos bonecos, construindo e materializando ícones da história e cultura brasileira, assim como de personalidades mundiais.

DIA 02 – MARAGOGI – Alagoas
Quem concorda que Alagoas é o caribe brasileiro respira! São águas cristalinas de cor azul turquesa que contrastam com as areias brancas e com os imponentes coqueiros.
Maragogi é considerada um verdadeiro paraíso e um dos destinos mais procurados em Alagoas, já que reúne incríveis piscinas naturais de tirar o fôlego! Distante 6 km da costa, o famoso conjunto de piscinas naturais pode ser visitado durante a maré baixa e proporcionando aos viajantes um delicioso mergulho de snorkell para admirar os peixes e corais.

As piscinas naturais de Maragogi fazem parte da APA Costa dos Corais – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, sob responsabilidade do ICMBio – Instituto Chico Mendes. São ao todo 120 km de praias, que vão desde o norte de Alagoas até Tamandaré em Pernambuco. É a maior unidade de conservação marinha do Brasil, criada em 1997.
Os nativos costumam chamar as piscinas naturais de "galés", sendo que próximo da orla de Maragogi existem três: as galés "principais", consideradas as maiores piscinas de Alagoas e consequentemente a mais explorada; as piscinas de Taocas (na frente da Praia de Maragogi); e Barra Grande (na praia de Barra Grande).
Para realizar o passeio é preciso ficar atento à Tábua de Marés, ou seja ao horário da maré. Recomendamos o passeio se a maré estiver abaixo de 0,4mm para você conseguir ver os corais, a água azul turquesa e os peixinhos. Acima de 0,4mm a água fica muito mexida e turva, sem contar que pode não dar pé.
É permitido que os visitantes cheguem às piscinas naturais entre 2 horas antes e 2 horas depois do pico mais baixo da maré, e nos dias em que não há variação de maré, chamada de “maré morta”, o passeio às piscinas não é permitido.
Portanto, para você não se decepcionar, programe a sua viagem consultando a tábua de marés e os horários das marés mais baixas (às vezes a maré mais baixa é a meia noite, 22 horas, 2 da manhã, o que também impede o passeio).

Nosso foco em Maragogi não foram as piscinas naturais e sim o mergulho de cilindro numa região chamada Aquário, um excelente ponto de mergulho para Batismos/Discovery e também para mergulhadores credenciados. Essa foi a nossa primeira experiência com mergulho de cilindro. Não vimos muitaaaaa coisa de vida marinha, mas valeu muito a experiência para a Gabe, já que a Paula amarelou e não foi kkkkk. Contamos tudo, inclusive o porquê a Paula não conseguiu ir, e respondemos várias perguntinhas no instagram @irmas_pelo_mundo. Está tudo salvo nos destaques.


O passeio de buggy é um dos mais concorridos e imperdíveis das praias nordestinas, e é claro que em Maragogi não seria diferente. Há dois tipos de passeio: em um deles você conhece as praias do Sul de Maragogi e no outro as praias do Norte, sendo este o escolhido por nós.

As praias que conhecemos foram: Burgalhau, Ponta do Mangue, Antunes e Xaréu. Você consegue contratar o passeio na recepção do seu hotel/pousada, visto que a associação dos bugueiros de Maragogi dispõe de parceria com praticamente todos. Como viajamos em um feriadão resolvemos reservar com antecedência através do ig do instagram @maragogialagoas.
O passeio não depende do horário da maré, podendo ser realizado das 8:00 as 15:00h. Pagamos R$ 225,00 para 03 pessoas e o passeio durou em média 3 horas.

DIA 03 - PRAIA DOS CARNEIROS – Pernambuco
Na lista das melhores praias de Pernambuco está a Praia dos Carneiros, localizada no município de Tamandaré, distante 100 km de Recife. A praia ganhou visibilidade nos últimos anos mas ainda permanece tranquila, rústica. Há boa estrutura para receber o turista: passeio de catamarã/lanchas, piscinas naturais, beach clubs, possibilidade para pratica de stand up, dentre outras atividades.
São poucos os acessos públicos que levam ao mar na Praia dos Carneiros, já que a mesma é cercada em sua maior parte propriedades privadas. A forma mais prática de chegar ao mar de Carneiros é parar o carro em uma das barracas que fica na beira da praia, que cobram em torno de R$20 pelo estacionamento ou pagar o day use das mesmas.

Um dos acessos gratuitos à Praia dos Carneiros fica entre as barracas Beijupirá e Bora Bora. Você pode estacionar o carro na rodovia, ou chegar de transporte e caminhar por cerca de 700m (geralmente há muitos carros estacionados, então aumenta essa distância de caminhada).
Passamos o dia no Bora Bora, que é uma dessas barracas de praia e possui um ótimo restaurante à beira mar. Na própria barraca contratamos o passeio de barco que é feito pela região. O passeio pode ser feito em catamarã, barco ou lancha; optamos pela lancha por ser privativo e custou R$ 100,00 por pessoa e durou em torno de 2h.

Geralmente as embarcações fazem uma parada nas piscinas naturais da Praia dos Carneiros, mas durante nosso passeio a maré não estava ideal. Então, nossa primeira parada foi nos bancos de areia de Guadalupe (praia da cidade vizinha), e em seguida na “Praia da Argila”, que pertence a Sirinhaém e tem o famoso banho de argila que serve para tratamentos corporais.


Nossa última parada foi no ponto turístico mais cobiçado e fotografado da cidade: a Capela de São Benedito, ou a Igrejinha da Praia dos Carneiros.
Dedicada a São Benedito, foi erguida nas areias no final do século XVIII. Por ficar em uma propriedade particular, o acesso pode ser feito pela areia da praia ou de barco. Independente da forma que se escolher, para ter acesso a capela, você terá que desembolsar um valor, dependendo do tipo de passeio que você escolher.

Para chegar pela areia, onde você necessitará caminhar alguns minutos, você precisará estacionar o carro em um local privado e o custo do estacionamento é em média R$ 20,00 por pessoa. Caso você queira chegar de barco o custo será o do estacionamento do seu veículo (em um beach club ou estacionamento disponível) mais o custo do passeio de barco/lancha/catamarã.
É possível conhecer de graça, porém a caminhada é longa e depende da tábua de marés.
DIA 4 - PORTO DE GALINHAS – Pernambuco
Localizado a 60 km de Recife, o distrito de Porto de Galinhas conquista os turistas com suas águas mornas e agradáveis, convidativas para um mergulho o ano todo.

Mas tem galinha em Porto de Galinhas?! Apesar da galinha ter virado um símbolo do distrito e um ícone local nas ruas e vendido em lojas de artesanato, o nome Porto de Galinhas não refere-se a atividade de criação, tampouco comércio das aves.
A praia era chamada de Porto Rico devido à sua abundância em pau-brasil, e no auge da escravidão no Brasil, foi o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Para burlar os fiscais da lei da escravatura, que já havia entrado em vigor na Europa, os portugueses começaram a anunciar a chegada dos escravos com a frase código “Tem galinha nova no porto”, já que muitas vezes os escravos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d'angola. Por isso a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Como realizamos o mergulho em Maragogi, visitamos as piscinas naturais em Porto de Galinhas. Como era feriadão a praia estava simplesmente lotadaaaaaaa, absurdamente lotada. A fila da jangada era tão imensa, que até o @perrengue_chique repostou nosso storie.
O passeio de jangada às piscinas naturais é um dos mais lindos e tradicionais da região. Antes a atividade, consulte o horário da tábua de marés e cheque um pouco antes do horário da maré mais baixa para poder aproveitar todas as piscinas. Custou R$ 30,00 por pessoa e só aceitam dinheiro como pagamento.

Um lugar super agradável para um passeio é o centrinho da cidade, também conhecido como Vila. De dia o agito fica localizado nas praias, mas quando chega a noite é na charmosa Vila que ficam as atrações. As ruas são repletas de lojinhas, feiras, bares e restaurantes, um clima de descontração.

ONDE COMER
Cia da Lagosta - Japaratinga - restaurante anexo ao Vila de Taipa e especializado em frutos do mar. Gostamos tanto, que repetimos duas vezes. Primeiro um jantar durante o luau e novamente um jantar na piscina do hotel.


Beijupirá – Porto de Galinhas, restaurante premiado e famoso no nordeste, não apenas pelos pratos, mas por suas pousadas aconchegantes. Os pratos são bem diferentões e criativos, misturando os sabores. Os que pedimos não estavam tão saborosos e achamos o atendimento um pouco hostil. Entendemos que o fluxo de clientes é altíssimo, mas pela fama do restaurante esperávamos mais. O ambiente é lindamente decorado e agradável.




Casa da Praia Lounge - Maragogi: restaurante a beira mar. Fica entre a praia de Antunes e o Caminho de Moisés, e é uma pedida para quem quer curtir a praia com petiscos e drinks.
Bora Bora – Praia dos Carneiros: uma das barracas de praia mais famosas a Praia dos Carneiros. O restaurante é gigante, com capacidade para atender até 3.00 pessoas. Fica na beira mar e aqui você pode contratar os passeios de lancha/catamarã. Comida ok e drinks maravilhosos!

Na Rua Bistô – Porto de Galinhas: localizado na Vila, o restaurante serve pizzas além de frutos do mar. Sentamos na rua para acompanhar o movimento, pedimos uma pizza que estava simplesmente deliciosa, enquanto rolava um forrozão na parte de dentro do restaurante.
Mais dicas e informações no feed do instagram e é claro, os destaques! Seque a gente lá @irmas_pelo_mundo! Esperamos que tenham gostado, e qualquer dúvida manda um DM!
Beijos
Paula e Gabe
Comments