ITÁLIA – LAGO DE COMO: Uma região repleta de atrações lindas e românticas.
- Irmãs Pelo Mundo
- 22 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Um dos lagos mais bonitos da Itália, repleto de paisagens que parecem ter saído de um conto de fadas. Castelos seculares, catedrais, mansões e montanhas com vistas cinematográficas, são alguns dos motivos que irão fazer você se apaixonar.

Por Irmãs Pelo Mundo, janeiro 2024.
De Zurique na Suíça chegamos em Milão, segunda maior metrópole da Itália e uma das cidades principais do mundo. A cidade foi fundada por volta de 400 a.C sob o nome de Milàn (do celta Medhlan) pelos ínsubres, um povo celta e posteriormente, foi capturada pelos romanos em 222 a.C.
Como já conhecemos Milão em 2019 (clique aqui para ler tudo sobre Milão), neste ano vamos conhecer a região do Lago de Como e Lugano, na Suíça. Contratamos um tour de 01 dia no Get Your Guide. Clique aqui para reservar.
O LAGO DE COMO é um lago de origem glacial localizado entre os Alpes e o vale do rio Pó, perto da divisa com a Suíça e tem um formato muito particular de um "Y" invertido. Desde os tempos romanos, o lago é conhecido como Lario, nome que deriva do latim Larius Lacus. Hoje em dia o termo mais empregado é lago de Como, referindo-se à cidade mais populosa Como situada a sudoeste do lago. Com uma área de 146 km², é o terceiro maior lago da Itália, depois do lago de Garda e do lago Maggiore, e um dos mais profundos lagos da Europa, com profundidade máxima de 410 metros.

A região é conhecida como um luxuoso destino na Itália, com diversas casas de celebridades em suas redondezas. Palacetes, castelos, vielas e maravilhosos jardins, além das pequenas e charmosas cidades que cresceram às margens da água, também são atrativos ao longo do lago. É circundado por montanhas altas de mais de 2.000 m de altura e por serras baixas bastante arborizadas.
São 34 cidades localizadas às margens do lago, entre elas a própria cidade de Como, Tremezzo, Varenna, Bellagio e Cernobbio, que estão entre as mais populares. O ideal é pesquisar a respeito das cidades, pautar quais lugares gostaria de visitar e o que se pretende fazer.
O Lago de Como está a cerca de 50 km de Milão ou 270 km de Veneza e pode ser explorado de diferentes maneiras. Um passeio pela região também pode ser feito em um único dia, e foi isso que fizemos a partir de Milão. Nós fechamos o passeio completo, mas você também pode pegar um trem em Milão e desembarcar na cidade de Como, na estação Como Lago ou Como San Giovanni.
Depois de chegar à cidade você pode caminhar até o terminal marítimo para usar o transporte de barcos e com eles ir para a cidade ao redor do Lago de Como que resolver visitar.
:: NOSSO ROTEIRO ::
Saímos cedinho da Estação Centrale de Milão em um tour de 1 dia pelo Lago de Como e Lugano. Este foi o nosso roteiro:
:: LUGANO
Uma cidade de língua italiana na Suíça. O Lago de Lugano tem uma porção suíça e outra italiana, mas a cidade Lugano fica inteirinha na Suíça, na região de Ticino, onde a língua majoritária é o italiano. A região de Ticino pertencia ao ducado de Milão, mas foi conquistada gradativamente no século 16 pelos cantões suíço.


:: COMO
A encantadora cidadezinha rica de estradinhas, monumentos e vistas espetaculares, que deu nome ao lago e ocupa a extremidade sul ocidental. A história conta que esta zona, antes de ser conquistada pelos romanos em 196 a.C., era habitada pelos gauleses e comenses. O centro habitado, foi transferido e repopulado as margens do lago, gradualmente se ampliou, foi cercado por muros e se enriqueceu de templos, fortalezas e vilas.


Visitamos a Piazza Vittoria, onde fica o monumento a Giuseppe Garibaldi (famoso general italiano que libertou a cidade dos austríacos em 1859, e que também fez parte da história de Laguna, em Santa Catarina), e avistamos as muralhas medievais que circundam o centro da cidade.


Caminhamos até a Piazza San Fedele, originalmente um mercado de trigo, uma das principais praças de Como que abriga uma bela igreja românica de 1120: a Basílica de San Fedele. A Piazza del Duomo, que abriga a Catedral de Como (Duomo di Como), caracterizada por um conjunto de estilos que vão do românico ao gótico.

:: BELLAGIO
Chamada “a pérola do lago” pela sua beleza, Bellagio fica localizado na intersecção dos três braços fluviais do Lago de Como. A sua origem antiquíssima é testemunhada pela catedral românica de San Giacomo do século XII, e que conserva ao seu interno o aspecto de agora. O centro histórico é protegido por muros antigos com pequenas estradas estreitas que se atropelam da margem do lago.


Bellagio é famoso mundialmente por suas belas vilas com vista para a água (como Villa Serbelloni ou Villa Melzi), hotéis luxuosos e de refinadas ruas do shopping. A Via Giuseppe Garibaldi é a estrada principal cheia de lojas e butiques onde os visitantes podem encontrar comida local, artigos de couro, roupas, perfumes e muito mais.


Chegando em Punta Spartivento você se encontrará no meio dos três braços do lago, onde os barcos estão atracados e onde você terá a chance de relaxar e tirar fotos incríveis.

:: TREMEZZO
Com pouco mais de 1300 habitantes, Tremezzo é famosa por abrigar algumas das propriedades mais espetaculares do Lago de Como. A Villa Carlotta, é uma obra-prima da arquitetura italiana, conhecida pelo esplêndido jardim e pelo museu que abriga L’ultimo addio de Romeu e Guilietta de Francesco Hayez e grandes obras de Antonio Canova como Palamede e Musa Tersicore.
O nome da cidade, terra do meio, deriva, provavelmente, da sua posição geográfica central no lago de Como, em frente a Bellagio.



Assim finalizamos nossos dias na Europa! Esperamos que tenham gostado das dicas e informações!
Beijos
Paula e Gabe
Assista nossos dias no Lago de Como em detalhes (mostrados ao vivo pelos stories do Instagram):
[ Parte 1 LAGO DE COMO ]
::: Acompanhe nossas viagens ao vivo pelo instagram @irmas_pelo_mundo
Por favor, nos apoie e reserve seu hotel pelos links aqui do blog! Caso esteja buscando hotel em outro destino, inicie a busca por este link, somos comissionadas e você não paga nada a mais. 🙂 Obrigada!!
Comments