ESPANHA – IBIZA, um dos lugares mais disputados e badalados durante o verão europeu
- Irmãs Pelo Mundo
- 19 de jun. de 2016
- 7 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2023
Uma ilha é enorme, democrática e cheia de lugares secretos e especiais; Ibiza é muito famosa mundialmente por suas festas e boates e praias paradisíacas.

Por Irmãs Pelo Mundo, junho de 2016.
Ibiza (em castelhano) ou Eivissa (em catalão) é uma ilha do arquipélago e comunidade autônoma das Ilhas Baleares, localizada a leste da Espanha.
Essa pequena ilha no mar Mediterrâneo tem história marcada por sucessivas conquistas e invasões, e desde 1999 é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, graças à sua biodiversidade e cultura.
Foi em meados de 1960 que Ibiza, assim como em todas as Ilhas Baleares, presenciou um frenético crescimento turístico: um movimento de personalidade própria, influenciado pelo movimento hippie, e que com o tempo se transformou em um turismo jovem e de vida noturna, tornando-se a capital da festa jovem na Europa.

Atualmente Ibiza continua sendo sinônimo de festa e vida noturna. Nela estão as melhores baladas do mundo, motivo pelo qual diversas linhas low cost oferecem viagens de todos os pontos do continente durante a temporada de festivais, que tradicionalmente começa em junho com a festa de abertura do Space (encerrou suas atividades com a temporada de 2016, mas voltará a funcionar em 2022) e DC10, e termina em outubro, com as festividades de encerramento.
Mas, além de ser ponto de referência para os jovens pela sua animada vida noturna, a ilha também oferece muitas enseadas e praias para quem procura tranquilidade.
ONDE FICAR
Nosso hotel em Ibiza foi o Torre Del Mar, localizado na Playa Den Bossa. Você pode conferir a acomodação clicando AQUI, ou pesquise o seu hotel favorito clicando AQUI.


O QUE FAZER EM IBIZA
PASSEAR PELO CENTRO HISTORICO
O centro histórico da cidade de Ibiza é Dalt Vila, um lugar com 2.500 anos de história, muitos mistérios, locais a descobrir, muitos pontos turísticos e históricos. O nome Dalt Vila significa “cidade alta” e de fato, a localização do centro é em uma parte alta e desde essa região se têm umas vistas impressionantes da cidade, do porto e de algumas praias de Ibiza.
Dalt Vila é uma grande fortaleza, que data do século XVI, construída por Felipe II a fim de proteger a cidade dos ataques piratas e dos otomanos. Como foi uma das fortalezas melhor conservadas do mundo, foi declarada em 1999 Patrimônio da Humanidade.


EXPLORAR AS PRAIAS PARADISÍACAS
Separamos 3 dias para conhecer as praias, e como ilha é grande, com cerca de 500 km², escolhemos algumas e montamos um “roteiro de praias” por região conforme o mapinha (esse mapinha já passou nas mãos de muitos amigos que visitaram a ilha, e o roteiro funcionou kkk):

Playa D'en Bossa– Formada por areias finas e claras e águas tranquilas é uma das maiores praias de Ibiza e um dos lugares mais conhecidos graças ao animado ambiente dos arredores dos conhecidos clubes Ushuaia e Bora Bora, onde acontecem festas contínuas dia e noite.
Figueiretes – uma praia frequentada pelas famílias da zona e por turistas que se hospedam nas imediações.
Ses Salines – uma das praias mais lindas de Ibiza, imersa no Parque Natural de Ses Salines, a Praia de Las Salinas (Platja Ses Salines) é uma das mais conhecidas e disputadas, recebe diversas celebridades. Praia longa de areia fina com a água cor turquesa.


Sa Caleta – também conhecida como Es Bol Nou é uma pequena e tranquila praia formada por falésias e areia de cor avermelhada que lhe dão um caráter muito especial.


Cala Jondal – uma ampla baía que, ao invés de areia, conta com pedras na maior parte da superfície. Pegou fama e caiu nas graças dos mais endinheirados por conta do Club Blue Marlin, que uniu a belíssima vista do mar com música, comida, drinks e serviços exclusivos.

Cala D’Hort - Praia de apenas de 200 m de comprimento e 25 m de largura, com areia grossa e a água transparente, a Cala D’Hort proporciona vistas impressionantes, não só pelas ilhas que ficam em frente e sim pelo espetáculo que o Sol faz quando se põe. Se você gosta de histórias e lendas fantásticas, então esta praia é ainda mais a sua cara, pois ela está virada para as ilhas misteriosas de Es Vedrá e Es Vedranell, as quais ficam a uns 100m da orla e onde o sol se põe, tornando a vista ainda mais deslumbrante. Essas ilhas, apesar de não serem habitadas, têm muitas lendas e histórias antigas.
Es Vedrá é famosa porque dizem ser um dos três pontos mais inexplicavelmente energéticos do mundo, juntamente com o Triângulo das Bermudas, já que é impossível se obter a leitura de uma bússola na região da ilha. A lenda que ronda este colosso é que esta são os restos de Atlântida.


Cala Vadella – localizada em um belo entorno natural. As construções que a rodeiam foram desenhadas para se integrar ao ambiente sem empobrecê-lo.

San Antonio Abad ou Sant Antony de Portmany – uma das cidades mais conhecidas de Ibiza, já que foi um importante porto da ilha desde as primeiras civilizações. Atualmente é um local muito turístico na ilha de Ibiza se destacando por sua acessibilidade e por seu peculiar ambiente dirigido ao público inglês que passa suas férias na zona. O local é muito procurado para o pôr do sol.

Cala Conta - a Platges de Comte é o lugar perfeito para ver o pôr do sol. Praia irregular, com pedras nas laterais que oferece uma paisagem incrível, sendo uma das preferidas pelos turistas e moradores de Sant Antony. As águas são cristalinas, tranquilas e de vários tipos de azuis.

Nessa praia fica o restaurante Sunset Asharam, lugar super astral para curtir o pôr do sol em grande estilo. Estava um pouco nublado no dia que fomos e mesmo assim o momento foi especialmente lindo. O ambiente é bem roots e o som era por conta de um DJ e uma violinista.

Cala salada e Cala Saladeta – Cala Salada e Cala Saladeta, sua vizinha, formam duas agradáveis praias de areias douradas e águas cristalinas que refletem cores azuladas e que criam uma paisagem incomparável. Cala Salada é uma das calas mais bem avaliadas e visitadas da ilha e é considerada uma das melhores praias de Ibiza. Já a Cala Saladeta é uma praia um pouco mais tranquila, visto que para chegar você tem que caminhar por um caminho sinuoso através das falésias da costa.



Benirras - localizada na região noroeste é muito famosa por suas festas hippies que acontecem aos domingos. O caminho até à praia também é um atrativo, pois você vai passando em ziguezague por morros, vales e paisagens lindas. Com uma localização protegida, a baía também é bastante frequentada por barcos e iates particulares que ancoram ali.

Cala San Vicent - uma extensa praia de águas tranquilas e azuladas localizada no nordeste da ilha. É um lugar muito cômodo e agradável para passar o dia.
Sol den Serra – Próxima a Cala Llena, uma praia sobre as rochas, com vista para falésias e para o mar, o Sol d’en Serra é pequena, tranquila e muito exclusiva. Não é uma praia ideal para crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, pois o acesso não é fácil. Você terá que descer algumas escadas antes de chegar O restaurante o Amante Ibiza é a principal razão pela qual as pessoas visitam esta pequena praia.


PASSAR O DIA EM FORMENTERA
Um paraíso chamando Formentera, a ilha mais pequena das ilhas Baleares. Seu acesso é por ferry a partir de Ibiza e é conhecida pelas águas límpidas e as longas extensões de praia com dunas e vegetação. A praia de Ses Illetes foi sem dúvida uma das praias mais bonitas que já vimos na vida. De uma beleza natural surreal e uma cor de água turquesa de tirar o fôlego.




APROVEITAR AS FESTAS E BEACH CLUBS
O que não falta na ilha, são opções de festas em Beach Clubs e Clubs. É impossível listar todas, mas vamos trazer algumas para agregar no post. Conhecemos o Blue Marlin, Amnesia, DC10 e Café Mambo.
Blue Marlin – Beach Club localizado na Praia Cala Jondal. Os eventos acontecem durante o dia, então o esquema é para passar um dia inteiro. Ambiente é super agradável, praia bonita, bom atendimento e o cardápio muito completo.
Pacha - A primeira Pacha foi aberta em 1967 em Sitges e desde então se expandiu pela costa catalã, abrindo em Barcelona e depois Ibiza, em 1973. É uma balada super tradicional e durante a temporada ocorrem festas diferentes em quase todos os dias da semana.
DC10 - DC-10 abriu em 1999 e era um lugar para festas sem limites. Hoje em dia continua sendo assim, diferenciando-se das demais baladas por oferecer música eletrônica underground (a festa começa no período da tarde e vai até as 6:00h horário limite permitido pela nova legislação da ilha). Circo Loco e Paradise são os eventos mais relevantes.

Amnesia - é um dos vários clubes de renome internacional em Ibiza. Inaugurado em 1976; o local foi premiado como Melhor Clube Global em 2007, 2008, 2009 e 2011 no IDMA Awards em Miami. As origens da Amnésia estão em abril de 1970, quando a família Planells, que habitava a casa há cinco gerações, decidiu se mudar para a cidade e vendeu a casa para uma viúva de origem aristocrática. Ibiza estava se tornara um destino turístico, desde os anos 50, e o prédio que se tornaria Amnesia se transformou em ponto de encontro da cultura hippie com bandas e outros movimentos.

Ushuaia - Inaugurada em 2011, criou um novo conceito de hotel-discoteca. Durante todo o verão, o hotel realiza festas na piscina das 17:00 às 24:00 horas. Então se você busca sossego, não escolha esse hotel kkk.

Bora Bora - aberto em 1986 é um dos mais tradicionais e famosos lugares para curtir em Ibiza. Antigamente, era um lugar onde o pessoal chegava para o after da antiga balada Space. Hoje em dia o lugar oferece festas e é ponto de encontro para o esquenta ds festas mais famosas da ilha. A entrada é livre e gratuita, mas as festas podem ter custos específicos.
Privilege – é a maior boate de Ibiza, com capacidade para até 15 mil pessoas.
Boat Party - Durante a temporada algumas empresas oferecem opções de festas em barcos, e muitas vezes com all-inclusive: música, bebidas e atividades e paisagens incríveis.
Café Mambo - Um icônico sunset bar localizado em Saint Antony. Inaugurado em 1994 ficou conhecido por ser o local onde acontecia as pré parties oficiais ou esquento da Pacha. Na rua do Café Mambo também há outros bares e restaurantes super baladados.

Uma dica importante é que o aluguel de um carro é essencial em Ibiza. A ilha é enorme e tudo fica espalhado, as praias, baladas e beach clubs. Então a forma mais fácil de conhecer tudo é de carro onde você terá maior flexibilidade para conhecer os lugares e ganhar tempo.
Em 2016 ainda não tínhamos o ig de viagens, mas como somos virginianas kkkk desde sempre organizamos um roteiro, pesquisamos os pontos de interesse e escrevemos textinhos sobre eles para entender e otimizar nosso tempo durante a viagem. Como não éramos blogueyyyrinhas, as fotos que tiramos ficaram o óoo, então tivemos que recorrer ao sr. google para concluir esse post. Muita coisa deve ter mudado em Ibiza, mas acreditamos que essas dicas irão te dar um norte para iniciar a construção do seu próprio roteiro.
Esperamos que tenham gostado, e não esquece de nos seguir no instagram @irmas_pelo_mundo.
Beijos
Paule e Gabe
Comments