top of page

FORTALEZA – A maior cidade do Nordeste

  • Irmãs Pelo Mundo
  • 7 de set. de 2022
  • 11 min de leitura

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Uma cidade com áreas urbanizadas e desenvolvidas que contrasta com praias pacatas, ideais para quem busca descanso. Fortaleza é o lugar ideal para explorar o litoral cearense.



Por Irmãs pelo Mundo, agosto de 2022.


No turismo, Fortaleza alcançou as marcas de segundo destino mais desejado do Brasil e quarta cidade brasileira que mais recebe turistas de acordo com o Ministério do Turismo. Muitas pessoas que visitam Fortaleza, além de se deliciarem com as atrações da cidade, aproveitam a oportunidade para explorar diferentes praias do Estado, cada uma com uma beleza peculiar.


Uma curiosidade: Fortaleza é a cidade mais próxima da Europa, distante 5608 km de Lisboa. É um importante ponto de conexão no país, tanto aérea quanto de internet, recebendo os milhares de km de cabos subaquáticos ligando o Brasil a Europa.

 

Capital do estado do Ceará, Fortaleza fica situado na região Nordeste do país e desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú. O Forte Schoonenborch construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654, deu origem ao município. Possui 34 km de praias e é a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil.


Letreiro do Ceará na orla da praia de Mucuripe - arquivo irmãs pelo mundo
 

QUANDO IR


Sempre faz calor em Fortaleza, e a cidade pode ser visitada o ano inteiro. A média de temperatura fica em torno dos 27°C e as chuvas ocorrem no primeiro semestre, principalmente entre os meses de fevereiro a maio.


A temporada de ventos ocorre entre agosto e outubro, e muitas pessoas viajam para Fortaleza e redondezas para praticar esportes como windsurf e kitesurf, é um período com muitos turistas de fora do país.

 

O QUE FAZER


Na nossa primeira visita a Fortaleza, optamos por ficar e conhecer apenas a cidade. Além do que conhecemos, também colocamos nesse post algumas opções de passeios e praias nas proximidades.


PRAIAS


As principais atrações de Fortaleza são ligadas ao mar. Iracema, Meireles e Mucuripe são as principais praias da cidade, formando a principal região turística e rede hoteleira, com a maior parte dos hotéis. Nós adoramos a hospedagem na praia de Meireles, que com certeza é a melhor localização, perto de tudo!! Ficamos no hotel Mareiro. Para reservar clique AQUI.


Infelizmente o trio de praias não oferece boas condições para o mergulho, mas é ótimo para curtir um passeio ao ar livre e para caminhar na orla. O calçadão da Avenida Beira Mar sempre tem movimento com pessoas praticando atividades físicas, passeando de bicicleta, skate e patins, e possui as famosas barracas onde é possível relaxar e tomar uma bebida gelada praticamente a qualquer hora do dia.


Pegue uma bike e percorra a orla dessas 3 praias! - arquivo irmãs pelo mundo

Na praia de Mucuripe fica o Mercado dos Peixes, um mercado público que vende diversos tipos de peixes, camarões e outros frutos do mar e tem uma vista muito bonita da orla de Fortaleza. É nesse espaço que você pode escolher e comprar frutos do mar fresquinhos e leva-los para serem preparados por algum dos restaurantes. É um lugar bem turístico. Próximo ao Mercado, está o Jardim Japonês, uma pracinha que vale uma passada rápida.


Orla de Mucuripe e Meireles vista do Mercado dos Peixes - arquivo irmãs pelo mundo
No final da orla de Mucuripe fica o Mercado dos Peixes - foto: divulgação
Jardim japonês, lugar gostosinho, limpo, mas com a estrutura toda pichada, infelizmente - arquivo irmãs pelo mundo
Vista do calçadão da orla de Mucuripe - arquivo irmãs pelo mundo

Na Praia de Iracema fica uma Estátua de Iracema Guardiã, que homenageia a personagem do livro de José de Alencar, autor cearense, e também a Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica), que na verdade é um píer e um ponto para apreciar o pôr do sol. O Espigão de Iracema também é um local indicado para o pôr do sol e para fazer uma caminhada sentindo a brisa do mar – os píeres são chamados de espigão.


Estátua Iracema Guardiã na praia de Iracema - foto: divulgação

A melhor praia de Fortaleza é a Praia do Futuro, cerca de 10 minutos de carro da Av. Beira Mar. Com um longo trecho de areia, a Praia do Futuro é ideal para banho, tem em alguns pontos com formações de piscinas no período de maré baixa e conta com dezenas de “barracas” de praia – estabelecimentos gigantes no estilo beach club que ficam instalados em um trecho com cerca de 7 km com perfis e propostas diferentes.


Barracas de praia espalhadas pela orla da Praia do Futuro - foto: siará news

Entre as barracas mais famosas estão a Chico do Caranguejo e Crocobeach. A Chico do Caranguejo e a Itapariká têm boa estrutura para crianças, já a Crocobeach tem um lounge para adultos que é ideal para descansar. Para um clima menos família e mais descontraído com música de DJ, tendas e sofazões, as opções que se destacam são a Guarderia Brasil e Órbita Blue. Conhecemos a barraca Marulhos do grupo Ronco do Mar durante um luau! Adoramos!


Atenção para o perigo de assaltos na região. Não é aconselhável andar pelo calçadão ou pela beira da praia. Há muitos registros de assaltos nas zonas ermas entre barracas.


Luau na Barraca Marulhos, adorei! - arquivo irmãs pelo mundo
Entrada floridinha da barraca - arquivo irmãs pelo mundo
 

CENTRO HISTÓRICO


Apesar de não ser o foco da maioria dos visitantes, há alguns pontos turísticos na região central de Fortaleza que valem a visita e em um dia você consegue percorrer boa parte dessa região da cidade. As atrações ficam próximas.


Fortaleza Nossa Senhora da Assunção: construída pelos portugueses em 1812, é considerado o marco de surgimento da capital cearense, de onde recebe o nome. Atualmente rodeada por prédios do centro da cidade, a Fortaleza esteve cercada de águas e testemunhou batalhas portuguesas e holandesas. Algumas áreas estão abertas para visitação, e o soldado de plantão orienta quais os lugares permitidos, quem sabe, até consiga uma visita guiada.


Fortaleza Nossa Senhora da Assunção - foto: divulgação

Mercado Central e Emcetur: são dois points de compras de artesanato na cidade. O Mercado, fundado em 1809 e instalado num galpão niemeyeriano, é repleto de comerciantes e como também é frequentado pelos nativos, o preço do artesanato, rendas e lembrancinhas costuma ser mais atrativo. Já a Emcetur é um turistódromo clássico: funciona numa antiga cadeia cujas celas hoje são lojinhas de artesanato.


Mercado central de Fortaleza - foto: segue viagem

Mercado dos Pinhões: Em estrutura de ferro pré-fabricada, vinda da França, o Mercado dos Pinhões atrai por oferecer estilos diferentes de música e manifestações culturais no decorrer da semana. A gastronomia dos bares e restaurantes consegue ir da caseira para mais requintada, com preços atraentes.


Theatro José de Alencar: Inaugurado em 1910 e reformado em 1991, o tradicional Theatro José de Alencar, foi palco de grandes apresentações na cidade. O charme do teatro é que sua estrutura metálica em estilo art-nouveau — que faz dele um dos teatros mais originais do Brasil — fica escondida da praça por uma fachada neoclássica convencional. O jardim, projetado pelo paisagista Burle Marx, possui mais de 50 tipos de plantas. Ao visitar a região, que é um pouco bagunçada, cuide de seus pertences – há muitos relatos de roubos.


Teatro lindíssimo! - foto: guiadasartes.com.br

Museu do Ceará: Próximo ao Teatro José de Alencar, entre a Praça dos Leões e a Praça do Ferreira – a da torre com um relógio – fica o Museu do Ceará. O prédio, em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1871, e se transformou no primeiro Museu Oficial do Estado em 1932. São cerca de 13 mil peças entre móveis, objetos históricos como o punhal usado por Lampião, artefatos indígenas e uma curiosa coleção de literatura de cordel.


Dragão do Mar - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – um dos cartões postais da cidade, centro de cultura e lazer, que conta com museus, planetário, cinema, ateliê, sala de teatro e por aí vai… é realmente um local enorme e cheio de atrações diferentes. Aqui funciona a cafeteria Santa Clara e ao anoitecer a região se transforma em uma área boêmia, com happy hour, diversos barzinhos e armazéns com músicas para todos os gostos.


Centro Dragão do Mar - foto: divulgação

Passeio Público: a Praça dos Mártires é a praça mais antiga da cidade, datando 1864, e foi apelidada de Passeio Público. Era o ponto de encontro da sociedade fortalezense, sendo que cada classe social andava “na sua parte” da praça. Atualmente, é um espaço democrático e charmoso com bares, restaurantes, música ao vivo e apresentações aos finais de semana.


Catedral Metropolitana de Fortaleza: Em estilo gótico romano foi inaugurada em 1978, levando 40 anos para ser construída. O projeto é do engenheiro francês George Mounier.


Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar: localizada em Meireles em um trecho da praia que está sempre movimentado, costuma ser um programa frequente na noite dos turistas que querem bater perna pela cidade.


Para quem adora comprinhas, passeio imperdível - arquivo irmãs pelo mundo
A famosa feirinha da beira mar de Fortaleza foi repaginada no início de 2022, e em julho as barraquinhas migraram para os mais de 700 boxes - foto: divulgação
Catedral Metropolitana de Fortaleza - foto: divulgação

PASSEIOS NAS PROXIMIDADES DE FORTALEZA


Outra das grandes atividades propostas aos turistas que visitam a cidade são os passeios às praias próximas a Fortaleza. No calçadão da Av. Beira Mar você verá uma grande a quantidade de pessoas e agências oferecendo os passeios e, muitas vezes, dentro dos próprios hotéis há agências em que se pode agendá-las.


Os roteiros costumam ser bem parecidos em todas as agências e os valores geralmente não são exagerados. Se você estiver com carro poderá aproveitar a oportunidade para fazer esse tipo de passeio por conta própria.


Prainha e Praia de Porto das Dunas (Beach Park)


Duas praias tecnicamente localizadas no município vizinho de Aquiraz, mas suficientemente próximas de Fortaleza que podem ser consideradas ‘locais’ – apenas 25 km da avenida beira-mar.


Porto das Dunas é a praia onde está o Beach Park, uma das maiores atrações para quem visita Fortaleza e um dos melhores parques aquáticos do Brasil. O complexo turístico do Beach Park é muito completo, e vai bem além do parque aquático: são três resorts e um hotel, restaurantes, lanchonetes, uma área com lojas e uma das melhores barracas de praia do Estado. São dezenas de atrações e entretenimento para pessoas de todas as idades.


A praia de Porto das Dunas em si, serve basicamente aos hóspedes dos hotéis. A exceção é a própria barraca do Beach Park, colada ao parque aquático. Mesmo para quem não pretende visitar o parque aquático, a barraca vale uma visita para um ótimo almoço com os pés na areia, sob a sombra de um belo coqueiral.


10 km adiante, a Prainha é a melhor opção de ‘praia rústica’ pertinho de Fortaleza. Como a faixa de areia é estreita, as barracas ficam mais próximas da água. Aproveite para dar uma passada no Centro das Rendeiras da Prainha.


Complexo Beach Park - foto: divulgação

Praia de Morro Branco


Localizada a cerca de 90 km de Fortaleza, a Praia de Morro Branco é considerada uma das mais bonitas do litoral cearense. Conta com uma das atrações mais fotogênicas do Ceará: o Monumento Nacional das Falésias, um caminho que se faz a pé por dentro de um labirinto de falésias de diferentes tons.


Um trecho da praia tem várias barracas e outro é mais pacato, com falésias e lindos cenários naturais. Passeios de buggy são oferecidos a partir dessa praia para conhecer algumas atrações e paisagens da região.


Falésias de Morro Branco - foto: viagenspossiveis.com.br

Praia de Lagoinha e Flecheiras


Lagoinha está localizada a 107 km de Fortaleza, é a mais fotogênica do litoral cearense, e por isso virou destino de bate-volta. A praia está em uma cidade pacata, tem um trecho de areia bem longo, mar geralmente calmo e areia fina. Estão construindo um hotel Hard Rock gigantesco nessa praia.


35 km adiante fica Flecheiras, um magnífico oásis no Ceará, que vem agradando muito os turistas por ser um destino ideal para quem busca por tranquilidade e belezas naturais. Possui extensa faixa de areia branca e fina, água clara e morna, e piscinas naturais que se formam entre as pedras.


Praia de Lagoinha - foto: vamos por ai
Piscinas naturais de Flecheiras - foto: lala rebelo

Canoa Quebrada


Canoa Quebrada, distante 170 km de Fortaleza, é um destino que pode ser conhecido em um passeio bate-volta, mas sugere-se alguns dias de hospedagem por lá. É uma cidade pequena, com um litoral extenso, que possui falésias no mar e boas barracas de praia.


Cartão postal de Canoa Quebrada - foto: divulgação

Praia de Cumbuco


Localizada a cerca de 30 km de Fortaleza, é uma praia que oferece mais tranquilidade do que as praias urbanas da capital. A praia é extensa, tem uma areia amarelada, mar geralmente calmo e trechos com pedrinhas e conchas na areia. Dessa praia partem passeios de buggy e quadriciclo pela região, que permitem conhecer suas dunas e paisagens naturais, num circuito que vai logo depois da vila até a lagoa do Banana.


De agosto a dezembro, na temporada dos ventos, a praia recebe kitesurfistas do mundo inteiro, que fazem do Cumbuco a kitesurf town mais próxima de Fortaleza. O bar de praia mais badalado é o do hotel Duro Beach, onde nos fins de semana do verão funciona o Café de la Musique.


Cumbuco - foto: divulgação

Passeio de 3 praias em um dia


Passeio hit em Fortaleza, onde em um mesmo dia você poderá visitar as praias de Morro Branco, a Praia das Fontes e Canoa Quebrada. O passeio acaba sendo um pouco corrido, mas a partir dele você poderá ver lugares muito bonitos e, quem sabe, decidir uma das praias para voltar com mais calma depois.

 

Ceará nos encantou! Há muita coisa para explorar nesse estado caloroso e os roteiros já foram criados para logo se concretizar hehehehe.


Esperamos que as informações desse post te ajudem a conhecer um pouco mais da cidade de Fortaleza e a montar um roteiro pela capital cearense. Mais informações nos destaques do instagram, segue lá ;)


Beijos Paula e Gabe


HISTORIA


Se você gosta de entender o contexto histórico dos locais que você visita e relembrar a história do Brasil, senta ai com a gente que lá vem textão! Se você não gosta, não tem problema! Pula esse tópico, mas continua nesse post porque ainda tem muita informação legal para a sua viagem!


Estudos indicam que os primeiros povos que habitaram esse território podem ter chegado há cerca de 2 000 anos. Por volta do ano 1000, os índios tupis procedentes da Amazônia, expulsaram os índios tapuias para o interior do continente, tornando-se o povo indígena mais característico de Fortaleza, o potiguara, retratado pelos romances indianistas de cearenses.


Existem teorias que defendem que antes das explorações do Império Português, houve duas passagens de espanhóis pelo litoral da atual Fortaleza, mas que não foram oficializadas em decorrência do Tratado de Tordesilhas, de 1494. O registro oficial do início da ocupação do território ficou entre os anos de 1597 e 1598, onde um ramo da etnia potiguara que habitava a região ao redor do Forte dos Reis Magos migrou para região entre as margens do rio Cocó e rio Ceará. Foi em 1603 que os portugueses iniciaram as tentativas de conquista e colonização do local.


Pero Coelho de Sousa aportou na foz do rio Ceará, ergueu o Fortim de São Tiago e batizou o povoado que lá se formou de Nova Lisboa e a área de Nova Lusitânia. Porém, esta primeira tentativa de conquista do então Siará Grande resultou em fracasso, devido à seca de 1605-1607 e da resistência indígena. Em 1613, outro português, Martim Soares Moreno, que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, chegou recuperando o território e ampliando o Fortim de São Tiago, rebatizando-o como Fortim de São Sebastião.


Em 1631, com objetivo de controlar a região produtora de cana-de-açúcar e explorar a terra em busca de outras riquezas como sais, âmbar e especialmente prata, os holandeses tentaram tomar o Forte de São Sebastião, mas sem sucesso. Já em 1637, em conjunto com o grupo indígena, os holandeses tomaram o forte, desfazendo o império luso no Ceará, ainda que temporariamente. Os indígenas buscaram essa aliança com os holandeses como uma tática, para manterem suas terras, e se livrarem das opressões impostas pelos lusitanos.


Os holandeses logo perceberam a inexistência de atrativos econômicos na terra e exploraram áreas salineiras usando mão-de-obra indígena escrava, o que causou uma rebelião diante dos maus tratos. Em 1644 o Forte de São Sebastião foi destruído e os holandeses foram mortos ou expulsos.


Letreiro do Ceará na orla da praia de Mucuripe - arquivo irmãs pelo mundo

Cinco anos depois, em 1649, os holandeses retornaram ao Siará sob o comando de Matias Beck, novamente em busca das ricas minas de prata, visto que necessitavam de recursos para tentar manter seus domínios no Nordeste – principalmente Pernambuco, que estavam em decadência. Matias Beck buscou uma reconciliação com os indígenas, dando-lhes muitos presentes e mandou erguer na Colina Marajaitiba, às margens do Riacho Pajeú o Forte de Shoonenborch, considerado o marco inicial do desenvolvimento de Fortaleza e da sua história.


Os holandeses passaram os cinco anos seguintes procurando minérios, mas não obtiveram sucesso com essa empreitada. Com a rendição holandesa em Pernambuco e a seca de 1651-54 o forte cearense ficou quase esquecido e os índios locais, incitados por nativos fugidos de Pernambuco, passaram a se indispor com os holandeses e a não mais aceitar a presença de qualquer branco na terra.


Em 1° de junho de 1654, conforme o acordo de rendição entre holandeses e lusitanos, Matias Beck e seus soldados deixaram pacificamente o Ceará, e os portugueses, através de um novo capitão-mor, Álvaro de Azevedo Barreto, retomaram a colonização, e rebatizaram o forte para Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.


Em 1656, o Ceará foi desligado do Estado do Maranhão, ao qual estivera sujeito desde 1621 e passou a ser subordinado a Pernambuco. Em 13 de abril de 1726, o povoado do forte foi elevado à condição de vila, tornando-se a segunda do estado - Aquiraz, a primeira, de 1713, era considerada o centro econômico do Ceará, e Fortaleza, o centro político. Em 1799, a Capitania do Ceará foi desmembrada da Capitania de Pernambuco e Fortaleza foi escolhida capital. No ano seguinte ao da Independência do Brasil - 1823, Dom Pedro I transformou a vila em cidade de Fortaleza de Nova Bragança.


No século XIX, Fortaleza angariou a liderança urbana no Ceará, fortalecida pela cultura do algodão, explorado para atender as fábricas da Revolução Industrial. A cidade foi tomada por um grande período de desenvolvimento urbano, marcando a belle époque de Fortaleza, um tempo de consagração econômica que se refletia em áreas como arquitetura, cultura e produção intelectual.

Comments


Encontre a sua viagem dos sonhos:

IRMÃS PELO MUNDO no insta: Acompanhe as viagens ao vivo.

Reserve aqui a sua hospedagem:

G0944059.JPG

Sobre Nós

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul em Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos.

 

Read More

 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Inscreva-se para receber as novidades

Obrigada por se inscrever.

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
bottom of page