top of page

COLÔMBIA - Cartagena: Uma cidade colorida e vibrante

Irmãs Pelo Mundo

Com o sol a todo vapor e temperaturas altas, a simpática e animada Cartagena encanta os turistas com suas construções seculares e ilhas de mar cristalino. Cores vibrantes, portas ornamentadas, ruazinhas estreitas e flores caindo das sacadas dos casarões coloniais, dão todo o charme a este que é um dos principais destinos da Colômbia.



Por Irmãs pelo Mundo, março de 2023.


Cartagena das Índias ou simplesmente Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia. É um destino histórico voltado para a glória do passado, já que durante o período colonial, teve um papel fundamental na administração e na expansão do Império Espanhol nas Américas, vindo a ser sede de governo e moradia dos vice-reis espanhóis. O charme dos séculos passados impera pelas ruas. À noite, a cidade se enfeita com suas luminárias e carruagens, dando a sensação de que voltamos no tempo. Nós adoramos viajar para cidades históricas!


O turismo em Cartagena é muito fácil! Pontos turísticos próximos, comida boa e diversas atividades para fazer - não faltam passeios, pontos turísticos e lojinhas para conhecer. Importante ressaltar para evitar frustrações: apesar de Cartagena ser banhada pelo mar do caribe, não espere encontrar aquele mar azul turquesa com areia branquinha nas praias urbanas; as águas são claras e areia bem escura. Para ver aquelas praias de águas transparentes é preciso distanciar-se do centro, em passeios de barco.


As palenqueras, mulheres com vestidos coloridos que enfeitam as ruas de Cartagena, são reconhecidas pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. São descendentes dos escravizados que se estabeleceram em San Basilio de Palenque e ajudam a preservar a cultura e as raízes africanas - foto: pegamos uma estrada

Em Cartagena das maiores queixas dos turistas é quanto ao assédio de vendedores e artistas de rua. Os rappers, são os piores! Eles “escolhem” um visitante, literalmente colam na pessoa, e vão seguindo ela até ela dizer chega ou dar alguma propina. É muito chato! Nós não tivemos problemas com isso pois fechávamos a cara e desviávamos. Não pode dar moral!


Cartagena é muito fotogênica - arquivo irmãs pelo mundo
 

DOCUMENTAÇÃO, VISTOS, VACINA


Brasileiros não precisam de visto para viajar para Colômbia desde que a viagem seja a turismo e por um período de até 90 dias. A imigração pode ser feita com passaporte de validade mínima de 06 meses ou com a carteira de identidade com no máximo 10 anos de expedição. A carteira de motorista (CNH) não vale!


A vacina da febre amarela é obrigatória para viajar pra Colômbia e você só vai conseguir embarcar se estiver com o Certificado Internacional de Vacinação em mãos. Caso você ainda não tenha tomado, programe-se pois o certificado só vai valer 10 dias após a aplicação. O certificado foi solicitado pela cia aérea no embarque em Guarulhos e também na Imigração ao chegar na Colômbia.


Todos viajantes internacionais deverão realizar o registro na aplicação online Check-Mig, nas 24 horas anteriores ao seu voo para Colômbia. Clique aqui para preencher, é simples e fácil.


Estrangeiros com mais de 18 anos de idade (independente da nacionalidade) deverão apresentar comprovante de esquema vacinal completo (dose única ou duas doses) há pelo menos 14 dias da viagem para Colômbia, de maneira física ou digital, desde que constem nome e sobrenome, número do documento de identificação, além de número do lote, fabricante e data da vacina administrada. Menores de 18 anos ou aqueles que não tenham esquema de vacinação completo (contando os 14 dias) poderão ingressar no país apresentando um teste RT-PCR negativo feito em, no máximo, 72 horas antes do embarque ou um teste antígeno feito nas 24 horas anteriores ao embarque para Colômbia. Para regresso ao Brasil por via aérea também deve-se apresentar comprovante de vacinação em conformidade. O certificado foi solicitado pela cia aérea no embarque em Guarulhos e também na Colômbia ao embarcarmos no voo de volta para o Brasil.


Sex in the City versão Cartagena - arquivo irmãs pelo mundo
 

COMO CHEGAR EM CARTAGENA SAINDO DO BRASIL?


Há voos diretos saindo de São Paulo voando Avianca Colômbia nas quartas, sextas e domingos, às 5h55, com retorno também em voo direto nas terças, quintas e sábados, às 19h55. Voos com escala também são operados pela Avianca, Latam e Copa, com saídas diárias.


Nossa experiência com a Avianca: o voo de ida foi em um avião A320, na classe econômica, com escala em Bogotá. A poltrona não reclinava, não havia multimídia e não houve serviço de bordo. As refeições e bebidas eram vendidas durante o voo e uma água custava 3 dólares. Em nenhum momento durante a compra da passagem no site da Avianca, foi mencionado esta questão. Tivemos serviço de Low-Cost pagando valor normal de mercado.


Rindo de nervoso - arquivo irmãs pelo mundo

Seriam 2h de conexão em Bogotá, porém como a fila da imigração era imensa (levamos quase 2:30h), perdemos a conexão. Sorte que durante o dia há várias saídas de Bogotá para Cartagena e conseguimos embarcar em um voo próximo – quanto a remarcação do voo, a Avianca foi bem ágil. Ao comprar o seu voo, caso a rota tenha escala em Bogotá, leve em consideração a questão do tempo para o procedimento de imigração.


O voo da volta foi direto de Cartagena para SP-Guarulhos em um A319. Na classe econômica havia multimídia, o banco reclinava, porém nada de serviço de bordo. Mesmo sem comida a experiência de 6:40h de voo já é infinitamente melhor. Neste voo o universo nos presenteou com um upgrade para a classe executiva (que está mais para uma premium economy). Como nosso voo de volta sofreu alteração de horário, o check-in online no aplicativo estava indisponível. Ao realizarmos o procedimento na máquina de autoatendimento do aeroporto, pois no balcão o serviço seria cobrado (kkk low-cost total), as passagens saíram na fileira 3. Mesmo na “executiva” não houve serviço de bordo.


Humilhadas sendo exaltadas - arquivo irmãs pelo mundo
 

QUANTOS DIAS SÃO NECESSÁRIOS PARA CONHECER CARTAGENA?


O tempo ideal para conhecer Cartagena com calma e curtir a vida noturna, os pontos turísticos, históricos e praias é 4 dias. A cidade é pequena e permite visitar tudo de carro ou a pé.


Uma cidade colorida - arquivo irmãs pelo mundo
 

QUANDO IR?


Por ser um destino em um país tropical faz calor o ano inteiro. Mas prepare-se para O calorão! A média anual de temperatura está em torno dos 27°C, mas a sensação térmica vai além disso, devido à umidade. O período entre maio e novembro geralmente tem a maior possibilidade de haver chuvas, e nos demais meses o tempo é considerado seco, sem chuvas. O mês mais chuvoso é outubro e o mais fresco é janeiro. Se você não gosta muito de calor, é bom evitar a viagem entre os meses de maio a setembro.

 

ONDE FICAR?


Os hotéis concentram-se em duas áreas: Bocagrande e a Cidade Amuralhada, que é dividida em quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani. Bocagrande é a área moderna, com hotéis de grande porte e estrutura que oferece o melhor custo-benefício da cidade, além de proximidade com a praia. A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena e a localização perfeita para quem quer curtir a atmosfera antiga da cidade, conhecendo muita coisa caminhando. Evite bairros distantes como La Boquilla, pois você necessitará de transporte toda vez que você desejar ir à área central de Cartagena. A maioria dos restaurantes e rooftops fica no Centro, próximo à torre do relógio.


Melhor região para hospedagem em Cartagena: Centro Histórico e Getsemani

Escolhemos o Hotel Casa de Lola Deluxe Gallery. A localização do hotel é fantástica, em meio ao fervo colorido de Getsemani, e cerca de 600 metros da torre do relógio, que é a praça principal da cidade (5 min de caminhada). Literalmente fizemos tudo a pé! Nos sentimos seguras e na esquina da quadra fica o famosíssimo e movimentado Café Havana. O hotel é rodeado de casas de câmbio, lojinhas, baladinhas, mercadinhos, sorveterias e restaurantes de arepas, um dos pratos tradicionais e emblemáticos da Colômbia! Clique aqui para reservar!


Acesso aos nossos quartos no Casa Lola - arquivo irmãs pelo mundo
Decoração impecável - arquivo irmãs pelo mundo
Welcome Drink refrescante! - arquivo irmãs pelo mundo

É bom salientar que o Casa Lola é um casarão antigo transformado em um hotel boutique design. Tem gente que não gosta do estilo, por fugir um pouco do padrão clássico. A decoração é fantástica, de muito bom gosto, staff muito atencioso, simpático e solícito. Nossos quartos (02 e 04) eram silenciosos e a cama confortável. Ponto negativo do nosso quarto foi o banheiro: saía pouca água da torneira da pia e o box era de lona (não gostamos), merecia um vidrão.


O café da manhã é servido em um ambiente lindíssimo! A comida é boa, frutas, pães e o café colombiano nem se fala! Estes itens eram servidos a vontade, porém de "prato principal" tínhamos que escolher apenas uma opção do menu (ou doce ou salgada). O hotel é fantástico e merecia um café da manhã sem restrição condizente com o seu padrão.


O café da manhã é um momento a parte! - arquivo irmãs pelo mundo
arquivo irmãs pelo mundo
Ambiente do café da manhã - arquivo irmãs pelo mundo

A área da piscina/rooftop é uma delícia. O restaurante Dona Lola é um dos mais bem avaliados e também adoramos.


Rooftop fofinho do hotel Casa Lola - arquivo irmãs pelo mundo
Meio vibes Santorini - arquivo irmãs pelo mundo

Deixamos outras opções de hotéis que selecionamos durante nossas pesquisas. Foi difícil escolher!


$$$$$: Casa de Alba Hotel Boutique, hotel 5 estrelas no coração de Cartagena, 9,1 no booking - reserve aqui; Casa San Agustin, fica em uma belíssima propriedade colonial, nota 9,4 no booking - reserve aqui.


$$$$: Sofitel Legend Santa Clara, localizado em um antigo monastério do século XVII, 9,0 no booking - reserve aqui; Movich Hotel , hotel 5 estrelas com rooftop e piscina, 8,6 no booking - reserve aqui; Hotel Casa Don Luis by Faranda, membro Radisson Individuals, 8,9 no booking - reserve aqui; Hotel Casa La Factoria, membro Radisson Individuals, 8,8 no booking - reserve aqui; Hotel Capellán, nota 8,8 no booking - reserve aqui; Sofitel Barú Calablanca, hotel lindo a beira mar na ilha Barú, nota 9,1 - reserve aqui.


Sofitel na Isla Baru, chique! - foto: divulgação

$$$: Amarla Boutique Hotel, dispõe de acomodações exclusivas para adultos, 9,3 no booking - reserve aqui; Voila Centro Histórico 8,3 no booking - reserve aqui, Hotel Boutique Casona del Colegio, de estilo colonial está localizado no centro histórico, rodeada de cafés e restaurantes, nota 9,5 booking - reserve aqui; Hotel Casona del Porvenir, hotel 4 estrelas nota 9,6 no booking - reserve aqui; Hotel Casa Canabal by Faranda Boutique, no bairro Getsemaní, 8,9 no booking - reserve aqui; Sophia Hotel, com um rooftop concorrido, nota 9,2 no booking - reserve aqui.


$$ Hotel Kartaxa, 8,9 no booking - reserve aqui; Voila Getsemani, 8,4 no booking - reserve aqui.


Sofitel Legend Santa Clara - foto: divulgação
 

O QUE FAZER EM CARTAGENA? NOSSO ROTEIRO DE 4 DIAS


Dia 01: chegamos em Cartagena pela manhã. Realizamos o check-in no Hotel Casa Lola e aproveitamos para almoçar no restaurante do próprio hotel o Dona Lola. Saímos para caminhar pelo centro e pegar o sunset no Café del Mar. A noite, jantamos no Mirador Gastro Bar, com vista para a Torre do Relógio.
Dia 02: dia de conhecer as Ilhas do Rosário. Saímos as 9:30h da manhã da marina e almoçamos no Bora Bora Beach Club. A noite jantamos no Niku Sushi.
Dia 03: Reservamos um free walking tour com a Guru Walk. Conhecemos Centro Histórico e o bairro Getsemaní. Clique aqui para reservar. Almoçamos no restaurante Buena Vida Marisqueria, que tem um rooftop lindinho e a tarde aproveitamos para experimentar o café mais premiado do mundo, no Café San Alberto. A noite jantamos e tomamos bons drinks no Alquímico.
Dia 04: Visitamos o Castelo de San Felipe e almoçamos no Candé Restaurante. Tiramos a tarde para comprinhas, visitamos o shopping La Serrezuela, o centro comercial las bóvedas, shopping Mallplaza e exploramos as lojinhas do centro e do Parque Centenário. Cartagena é perdição para quem gosta de comprinhas!
 

CENTRO HISTÓRICO


O centro histórico de Cartagena, conhecido como a cidade fortificada, foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1984 e em 2007 suas fortificações e planejamento arquitetônico militar foram declarados como a quarta maravilha da Colômbia. Todas as atrações estão próximas e você consegue visitar caminhando! O que visitar no centro histórico:


Centro histórico de Cartagena - arquivo irmãs pelo mundo

Cidade das muralhas: A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena. A muralha construída como forma de proteger Cartagena dos ataques que sofria, abriga em seu interior a verdadeira essência da cidade. É nesta região onde se concentra grande parte dos pontos turísticos, restaurantes, igrejas e bares. Caminhe pelas ruelas charmosas e observe as flores caindo nas sacadas e a arquitetura colorida dos prédios coloniais.


Algumas curiosidades sobre os casarões coloniais: as sacadas dos casarões mostram o poder financeiro da família que viveu ali, sendo que quanto maior e mais imponente a sacada, mais rica era a família. As portas antigas, assim como as sacadas, também mostravam o poder financeiro da família. Já a aldraba, usada para tocar na porta, revelava a ligação que a família pertencia: se na porta da casa você encontrar uma aldraba contendo uma cruz, isso significa que a família que ali viveu tinha ligação com a igreja; a aldraba com iguana, representa uma ligação com a casa real espanhola; se o símbolo for algum animal marinho, a casa pertencia a algum comerciante ligado ao comércio pelo mar; e, por fim, se encontrar um leão, a família tinha uma ligação com a classe militar. Alguns dos telhados dos antigos casarões, possuem uma telha pontuda no canto. Diz a lenda que essas telhas eram colocadas para afastar as bruxas da cidade, já que elas poderiam se espetar ali quando voassem em suas vassouras. Em algumas portas há alguns pontos de ferro pregados, que também seriam para espantar as bruxas ou proteger a casa de coisas ruins.


É uma delícia caminhas pelas ruas charmosas de Cartagena - arquivo irmãs pelo mundo

Muralha: é possível caminhar nos 11 km de muralhas e observar o mar no mesmo local em que os soldados do exército espanhol vigiavam seus inimigos.


Um dos baluartes que interligam as muralhas - arquivo irmãs pelo mundo

Catedral de Cartagena: é uma das igrejas mais importantes da cidade cuja primeira construção data de 1575. Também chamada de Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría, o local fica fechado a maior parte do tempo, abrindo apenas no horário das missas ou para quem paga pela visita com audioguia.


Reparem que a noiva estava prestes a entrar - arquivo irmãs pelo mundo
arquivo irmãs pelo mundo

Igreja de Santo Domingo: é mais uma das igrejas de Cartagena que figuram entre os templos mais importantes da cidade. O local abre apenas durante o horário das missas e é nesse período que você pode visitá-lo.


Praça de Santo Domingo: é uma das mais animadas e concorridas praças de Cartagena. Fica cheia de gente tanto durante o dia quanto à noite, quando se enche ainda mais de mesinhas dos restaurantes que estão ao redor dela. É um ótimo local para ir à noite. Nessa praça também está Gertrudes, escultura doada por Fernando Botero e personagem sempre presente nas fotos dos turistas, e o Café San Alberto.


Apertando os dois peitinhos da Gertrudes para sorte em dobro - arquivo irmãs pelo mundo
Igreja e Praça de Santo Domingo - foto: um viajante

Plaza da Aduana e Torre do relógio: antiga entrada da cidade murada e um dos cartões postais mais famosos da cidade. Na praça também está mansão onde morou Pedro de Heredia, o fundador de Cartagena.


Tudo acontece nessa praça. A partir dela você começa a explorar Cartagena - arquivo irmãs pelo mundo

Igreja e Convento de San Pedro Clave: São Pedro Clave é o santo conhecido como “o apóstolo dos escravos” por ter dedicado sua vida à defesa dos negros que chegaram à região no período colonial;


Praça de San Pedro Claver: tem esse nome devido à igreja de San Pedro Claver. O local tem esculturas interessantes e à noite, fica cheia de movimento, pois os estabelecimentos ao redor abrem, tornando a praça um modesto "point" na noite de Cartagena


Igreja, Convento e Praça San Pedro Claver - arquivo irmãs pelo mundo

Parque Bolívar: Outra praça importante, localizada também no centro histórico de Cartagena. Ao redor da praça você encontra diversos pontos de interesse importantes, como o Museu da Inquisição, no qual é possível visitar antigas prisões e câmaras de tortura da época em que funcionava como Tribunal do Santo Ofício; o Museu do Ouro, o Museu da Esmeralda e a Biblioteca de Cartagena.


O parque Bolívar fica ao lado da Catedral de Cartagena - arquivo irmãs pelo mundo

BAIRRO GETSEMANÍ


O Bairro Getsemaní, é um dos bairros da Cidade Amuralhada, também fazendo parte da região histórica de Cartagena. No passado foi moradia de escravos, ponto de traficantes e zona de prostituição, porém passou por um forte renascimento cultural na última década e hoje é uma região boêmia, alegre e alternativa. Em meio aos descolados hostels, barzinhos e barracas de rua, os hotéis boutique, as galerias de arte e restaurantes conceituados estão ganhando seu espaço. O que visitar em Getsemaní


Plaza de la Trinidad: é o coração do bairro e onde fica a Iglesia de la Santísima Trinidad, fundada em 1643. Foi nesta praça que, em 1811, se iniciou a revolta popular que deu início a queda do império espanhol. A Praça da Trindade é então a única de Cartagena a permanecer com seu nome original depois da independência


Igreja e Plaza de la Trinidad, cuidado com os pombos! - foto: divulgação

Castelo San Felipe de Barajas: uma fortaleza militar construída em 1536 que já foi a maior do continente americano e fica no alto de uma colina. O local foi construído para proteger a cidade dos piratas que vinham em busca das riquezas extraídas das colônias com destino à Espanha. O forte possui várias passagens secretas para o uso dos militares da época. A entrada custa 30.000 pesos colombianos e o guia 10.000 (opcional).


Castelo San Felipe - arquivo irmãs pelo mundo
Foto: divulgação
O castelo proporciona uma vista panorâmica do centro histórico e bairros de Cartagena - arquivo irmãs pelo mundo

Graffiti no Getsemaní: famoso e reconhecido mundialmente. Em 2013 o bairro recebeu o Festival Internacional de Arte Urbana, um dos mais famosos do mundo.


Grafite espalhado por todo o bairro. Um painel mais lindo que o outro - arquivo irmãs pelo mundo
Cada painel tem uma história que a guia vai comentando - arquivo irmãs pelo mundo

PRAIAS


O Arquipélago de Rosário, a cerca de uma hora de barco do Centro, é uma das grandes atrações de Cartagena, com incríveis paisagens caribenhas. São 27 ilhas rodeadas por corais que compõem o Parque Nacional Corales del Rosario. Nelas os turistas podem desfrutar de um dia à beira de águas cristalinas, tomando sol, drinks tropicais em praias com areia branquinha. Cada ilha do arquipélago oferece uma estrutura diferente e possui nomes distintos, porém a vantagem das ilhas privadas é não haver incômodo com vendedores ambulantes.


Na Isla Grande e seu mar azul turquesa - arquivo irmãs pelo mundo
Disposição das ilhas do arquipélago do rosário e demais ilhas de Cartagena - foto: divulgação

Algumas das ilhas mais conhecidas e recomendadas:


Isla Grande, como o nome já diz, Isla Grande é a maior e mais importante das ilhas do Rosário. Próximo fica a Isla Marina, Isla del Pirata, Oceanário. Os Beach Clubs dessa região são Gente de Mar, Ilha Luxury, Bora Bora, , Pao Pao, Paue Beach, Exótica Island Beach


Isla Pirata é uma das paradas para mergulho dos tours - foto: divulgação

Isla Baru está situada no mar do Caribe, em uma península a pouco mais de uma hora de carro de Cartagena. Playa Blanca é a única praia pública da Isla Baru e por isso está sempre cheia; Nena beach e Playa Tranquila, Isla Agua Azul. A Isla cholon, famosa pelas festas fica próxima a Isla Baru. Isla Naval para mergulho avião e mansão Pablo Escobar.


Playa Blanca é uma das mais lindas porém por ser pública, está sempre lotada - foto: divulgação
Playa Blanca - foto: divulgação
Isla Cholon, a ilha das festas, mais descontraída onde o pessoal “estaciona” as lanchas e barcos e aproveitam o dia com música e drinks - foto: divulgação

Tierra bomba, uma ilha habitada muito próxima da costa e Cartagena, cerca de 10 min de barco. Nela ficam os beach clubs: Tamarindo Beach, Palmarito Beach, Margaritas Beach, dentre outros.


Um pouco mais distante, cerca de 2 horas de lancha rápida de Cartagena fica o Arquipélago de São Bernardo, formado por 10 ilhas paradisíacas, sendo as mais famosas: Ilha de Mucura, Ilha Palma, Islote Santa Cruz e Ilha Tintipán.


Parece Maldivas mas é a Isla Palma de Cartagena - foto: divulgação
Hotel Casa en Agua do arquipélago San Bernardo - foto: divulgação

Bocagrande é uma das praias mais famosas de Cartagena, com ondas relativamente pequenas, areia escura e águas quentinhas. Suas águas são claras mas, como a areia é realmente muito escura, a impressão visual que temos é de que a água dessa praia não é tão clarinha. Espere encontrar esse tipo de praia, com areia escura, em toda a área urbana de Cartagena.


Praia de Bocagrande - foto: divulgação

Locamos um barco privativo para realizar o passeio até as Ilhas do Rosário, e optamos por almoçar no Bora Bora Beach Club. É um passeio lindíssimo e imperdível. São vários tons de azul e corais! A locação do barco valeu super a pena pois conseguimos fazer o passeio com conforto e no nosso tempo. Pagamos 2.000.000 pesos colombianos (cerca de R$ 2.200,00). Cotamos com várias empresas e os valores dos barcos são praticamente tabelados. Escolhemos a empresa Cartagena de Lujo. Os tours em grupo para realizar o mesmo roteiro saíam cerca de 300.000 pesos colombianos por pessoa.


Aproveitando os tons de azul desse mar lindo - arquivo irmãs pelo mundo
Aproveitamos para fazer fotos da despedida de solteira da Gabe, e é claro que ficaram lindas! Aliás, Cartagena é um destino muito visado para despedidas de solteiro! - arquivo irmãs pelo mundo

Durante o passeio e paradas nas ilhas, há vendedores que chegam até o barco oferecendo drinks feitos na hora! Compramos dois drinks, que custaram 66.000 pesos colombianos e estavam deliciosos. Adoramos a apresentação no abacaxi.


Os barquinhos dos drinks. Há vários circulando pelo arquipélago - arquivo irmãs pelo mundo
É claro que nós iríamos aproveitar para experimentar um drink desses - arquivo irmãs pelo mundo
Estava uma delícia! Não deixe de provar! - arquivo irmãs pelo mundo

Também foi necessário realizar reserva antecipada de algum espaço no Bora Bora (nos tours compartilhados a reserva já está incluída). Optamos pelo bangalô de frente para o mar, que custou 200.000 pesos colombianos para 04 pessoas (cerca de 200,00). Há uma área vip disponível, porém como o nosso tempo na ilha era curto, achamos que seria um custo desnecessário. Não gostamos muito do cardápio de comidas, achamos bem restrito. Atendimento demorado e um pouco enrolado.


Na praia particular do Bora Bora - arquivo irmãs pelo mundo
O beach club é legal, mas não espere a infraestrutura de um beach club como no Brasil ou Europa - arquivo irmãs pelo mundo
Há vários lugares para foto. Porém não achamos ducha, que seria essencial. - arquivo irmãs pelo mundo
A limonada de coco não poderia faltar! Viciante! - arquivo irmãs pelo mundo
O cardápio de refeição deixou a desejar. Não havia pratos para compartilhar tipo petiscos (que combina com o ambiente), apenas pratos individuais. A carta de drinks estava boa - arquivo irmãs pelo mundo

Única situação desconfortável do passeio foi a volta, onde quase morremos do coração ao encarar ondas de 5 metros de altura. Nós não sabíamos, e nem tínhamos lido relatos nas pesquisas, a respeito da temporada de ventos em Cartagena. Quando há muito vento, os barcos que vão às Ilhas do Rosário devem retornar à Cartagena antes das 14 horas para evitar as ondas. Nós retornamos as 16h e sério gente, foi assustador! Então fica a dica e o relato!

 

ONDE FAZER COMPRINHAS?


O centro histórico de Cartagena é repleto de lojinhas, mercadinhos, vendedores ambulantes e joalherias com as famosas esmeraldas colombinas. Nós víamos as vitrines e íamos entrando para conhecer os produtos. Assim como em Dubai, colocamos o nosso lado turco negociador para chorar um bom desconto! No Bairro San Diego fica o Centro Comercial Serrezuela, um empreendimento bem bonito com lojas de empresas colombianas reconhecidas a nível internacional – achamos os preços bem salgadinhos. Fomos também no Las Bobedas, um centro comercial que é super indicado para compras e achamos os preços bem inflacionados e os produtos de pior qualidade comparado com os ofertados no centro.


Felizes com as esmeraldas colombianas, lembrança dessa viagem - arquivo irmãs pelo mundo
Las Bobedas, por ser um centro comercial turístico, os preços são bem inflacionados - arquivo irmãs pelo mundo
 

ONDE COMER?


Café Del Mar: um dos mais badalados bares e com o melhor pôr-do-sol de Cartagena. Fica no Baluarte de Santo Domingo. O pôr do sol, a vista da muralha e do centro histórico é realmente especial! Abre a partir das 16:30h, e é interessante fazer reserva principalmente na alta temporada e finais de semana. Adoramos os drinks, porém há pouca opção de comida. É um ambiente mais descontraído.


Drinks no Café del Mar. Coloque no seu roteiro. - arquivo irmãs pelo mundo
O Café del Mar fica em um baluarte na histórica muralha com vista para o centro histórico - arquivo irmãs pelo mundo

Dona Lola: restaurante do Hotel Casa Lola criado pelo designer Ignacio Garcia conta com um interior lindamente decorado. É super bem avaliado e recomendado. A culinária tem referências caribenhas e espanhola. Provamos a nossa primeira limonada de coco, e sério gente... que coisa mais deliciosa!


A decoração do Dona Lola é divina! - arquivo irmãs pelo mundo
Restaurante Dona Lola - arquivo irmãs pelo mundo
Experimentando a nossa primeira limonada de coco e dando início a comemoração da despedida de solteira da Gabe! - arquivo irmãs pelo mundo
O cardápio do restaurante utiliza elementos regionais e os pratos são bem coloridos. - arquivo irmãs pelo mundo

Café San Alberto: o café colombiano mais premiado no mundo! Fica na charmosinha Praça Santo Domingo. Apesar do ambiente ser pequeno, não pegamos fila para entrar. A variedade de cafés é grande, com opções de filtrados e expressos. Em geral, todos os cafés são preparados com o grão exclusivo Cafe San Alberto, que é produzido em uma única fazenda colombiana. Pedimos vários tipos para experimentar! Os cafés são suaves, com notas de caramelo, chocolate e não são servidos tão quentes.


Experimentando os cafés mais diferenciados no Café San Alberto - arquivo irmãs pelo mundo

Buena Vida Marisqueria: um restaurante de frutos do mar especializado em mariscos, com um rooftop muito lindo! O cardápio é inspirado em receitas próprias influenciadas pela culinária da costa caribenha, com ingredientes locais frescos e cuidadosamente selecionados. O ambiente é descontraído e alegre, sendo que nos seus dois primeiros pisos encontra-se a marisqueira e no terceiro o rooftop com vista para o Centro Histórico.


No rooftop do Buena Vida Marisqueria, fofo demais! - arquivo irmãs pelo mundo

Restaurante Candé: a proposta gastronômica do Candé é comida típica elaborada para evidenciar os sabores cartageneros. O ambiente é lindamente decorado repleto de elementos culturais, e o atendimento é diferenciado. Durante o almoço e jantar há shows culturais.


A decoração do Candé é linda demais! - arquivo irmãs pelo mundo
arquivo irmãs pelo mundo
File de pescado de La Negra Candé, com frutos do mar e arroz de coco - arquivo irmãs pelo mundo
Mariscos Baru com meia lagosta e arroz de coco - arquivo irmãs pelo mundo
Langostinos gratinados com cangrejo - arquivo irmãs pelo mundo

Niku: um restaurante de experiência sensorial, com entretenimento e cardápio Nikkei, um saboroso e irreverente estilo gastronômico que une a culinária peruana e japonesa e tem conquistado cada dia mais interesse e curiosidade.


Drinks com apresentações diferenciadas - arquivo irmãs pelo mundo
arquivo irmãs pelo mundo
Sushi diferenciado no Niku, gostoso porém as peças com pimenta ficaram fortes para nosso paladar - arquivo irmãs pelo mundo
Ambiente lindo e descontraído , decoração moderna porém preservando a arquitetura da casa colonial - arquivo irmãs pelo mundo

Alquímico: um bar/restaurante sediado em uma mansão de 3 pisos localizado no centro histórico de Cartagena. O Alquímico é referência em Cartagena e oferece um clima jovem e descontraído para quem quer fechar o dia com chave de ouro. O cardápio conta com petiscos atraentes, mas as bebidas são os verdadeiros destaques. É o bar mais bem frequentado da cidade.


Bar do Alquimico - arquivo irmãs pelo mundo
Experimentem a burrata! - arquivo irmãs pelo mundo

Mirador Gastro Bar: bar e restaurante localizado na praça da aduana com vista panorâmica da entrada principal da histórica cidade murada de Cartagena o. O ambiente é agradável porém o atendimento foi enrolado e demorado. Oferece pratos clássicos de gastrobares e bebidas.


Brindando com a nossa limonada de coco - arquivo irmãs pelo mundo
Mesmo com o atendimento um pouco atrapalhado e demorado, a vista compensa - arquivo irmãs pelo mundo
Mexicano para fechar a noite - arquivo irmãs pelo mundo

Outras opções:


Carmem e Moshi: localizado no Hotel Ananda, é um restaurante muito recomendado e concorrido. O Carmen oferece comida contemporânea com sabores colombianos e o Moshi tem o cardápio inspirado nos sabores locais e interpretado em pratos de todo o Sudeste Asiático, criando uma fusão inovadora.


Restaurante Carmen, recomendadíssimo nas redes - foto: divulgação

Marea Cartagena by Rausch: restaurante com linda vista para a marina e para a Torre do Relógio


Restaurante Alma: localizado no Hotel Casa San Agustin é um restaurante mais sofisticado voltado para culinária caribenha, mas com toda a sutileza da gastronomia contemporânea. A cozinha é comandada pelo talentoso chef Heberto Eljach.


Café Havana: um dos pontos turístico de Cartagena. É um bar popular que serve coquetéis cubanos clássicos, com banda de salsa ao vivo em festas animadas à moda antiga. Ficava na esquina do nosso hotel e sempre estava cheio.


Sophia Rooftop: um atraente terraço com piscina, espreguiçadeiras, poltronas e serviço de bar com uma impressionante vista panorâmica da cidade.


Mar y Zielo: localizado no coração do Centro Histórico de Cartagena está La Escribana, a casa histórica que abriga Mar e Zielo. A cozinha é autoral, criada pelo chef peruano Mariano Cerna e exalta os verdadeiros sabores regionais.


Movich: o bar rooftop do hotel 5 estrelas Movich possui vista imbatível de 360 graus da cidade antiga de Cartagena, a baía e o oceano. O ambiente descontraído é completo com piscina, jacuzzi, espreguiçadeiras e música boa.


Wala Beach Club: gostaríamos de ter curtido um pôr do sol nesse beach club, porém não deu tempo Fica situado em Laguito, uma das praias mais populares da cidade, com águas calmas e um ambiente descontraído.


Café Havana, a noite é um fervo! - foto: divulgação
 

Esperamos que tenham gostado das dicas e informações! Logo abaixo compartilhamos um resumo da história dessa cidade encantadora.


Não esqueça de conferir os stories nos nossos destaques no instagram @irmas_pelo_mundo


Até a próxima!


Beijos

Paula e Gabe


Agradecimento às nossas amigas Nádia e Camila, por mais essa viagem incrível! Amamos vocês - arquivo irmãs pelo mundo
 

HISTÓRIA


Arqueólogos estimam que por volta de 4000 a.C. já havia assentamento de vários povos indígenas na região da Baía de Cartagena. O primeiro espanhol a chegar no que hoje é Cartagena das Índias foi o navegador Rodrigo de Bastidas, que a batizou pelo como "Golfo de Barú”. Mais tarde, em 1503, o nome da região foi trocado para "Baía de Cartagena", devido a semelhança com a baía de Cartagena de Levante na Espanha.


A fundação da cidade se deu em 1 de junho de 1533, pelo comandante espanhol Pedro de Heredia, e Cartagena rapidamente se converteu em uma sociedade colonial de encomenderos (pessoas responsáveis pela encomienda, isto é, o arrendamento de terras concedido pela Coroa Espanhola a quem estivesse apto a administrá-las e fazê-las produzir bens).


Estátua de Pedro Heredia na Plaza de los Coches - foto: divulgação - foto:

O porto da cidade foi ganhando importância graças a sua baía protegida pelos militares espanhóis, à construção de fortes e muralhas e à sua proximidade com a Cidade do Panamá, outro porto espanhol importante. Cartagena foi um dos mais importantes portos comerciais durante o período colonial espanhol nas Américas, sendo especialmente utilizado para escoar ouro e prata, extraídos de minas, principalmente, em Nova Granada e no Peru; aos portos da Espanha de Cartagena, Cádiz e Sevilha para a Coroa Espanhola. Também tornou-se um dos maiores centros do comércio de escravizados oriundos da África (juntamente com Veracruz, México; era a única cidade oficialmente autorizada, pela Coroa Espanhola, a realizar o comércio de escravizados nas Américas).


O colorido das frutas enfeitam a cidade - arquivo irmãs pelo mundo

Com a fama de esbanjar grande riqueza e prosperidade, Cartagena transformou-se em um local de pilhagem atraente para piratas e corsários. Por isso, entre os séculos XVII e XVIII o Rei Filipe II ordenou a construção de onze quilômetros de muralhas e fortes para a defesa da cidade. O forte original foi construído entre 1639 e 1657, no topo do monte San Lazaro. A fortificação é considerada a mais completa da América do Sul e foi terminada em 1796, sendo que a extensiva expansão realizada em 1762, teve como resultado final o atual complexo, no centro histórico de Cartagena.


O ataque a Cartagena, também conhecida como Expedição de Cartagena, ocorrido em 1697 deixou grande destruição, inclusive em igrejas e locais sagrados. A reconstrução após o ataque foi inicialmente devagar, mas com o fim da Guerra da Sucessão Espanhola, por volta de 1710, a cidade estava completamente recuperada. Em 13 de março de 1741, a cidade sofreu um novo ataque de grande escala conhecida como Sítio de Cartagena de Índias, liderado por tropas coloniais britânicas e norte-americanas. A batalha foi um absoluto desastre para as forças inglesas e a vitória aumentou o controle espanhol sob as águas caribenhas, o que ajudou a garantir a segurança de seu grande Império até o século XIX.


Praça da Aduana - arquivo irmãs pelo mundo

Entre 1750 e 1808, período conhecido como "Idade de prata" houve uma expansão dos edifícios existentes, uma imigração em massa originada de várias cidades e um aumento do poder político-econômico da cidade, quando os vice-reis decidiram residir permanentemente em Cartagena. Os habitantes da cidade eram os mais ricos da colônia, e a aristocracia já havia estabelecido mansões na área. O progresso intenso, visto na segunda metade do século XVIII, teve um fim abrupto em 1808, com a crise geral que se abateu sob o Império Espanhol.


Cartagena declarou sua independência da Espanha, em 11 de novembro de 1811, após estar sob o domínio espanhol por mais de 275 anos. Em decorrência disso, ela foi quase totalmente destruída e viu seus antigos palácios e edifícios públicos virarem ruínas. Nenhum censo existe para a época, mas há relatos de como Cartagena se converteu em praticamente uma cidade fantasma, salvo pelos cerca de 500 escravos libertos que ali passaram a viver. Em meados de 1815, uma grande frota expedicionária espanhola, voltou para a Reconquista do território.


A bandeira de Cartagena tem importância histórica. Começou a ser usada em 1812 após Cartagena ter se declarado independente da Espanha e foi a primeira bandeira da Colômbia, utilizada ate 1861 - arquivo irmãs pelo mundo

Apenas em 1821, após 159 dias de cerco, as tropas espanholas foram expulsas da cidade. Cartagena foi a última cidade na Colômbia a ser libertada do governo hispânico e passada a guerra, a recuperação foi lenta, devido às políticas isolacionistas das elites andinas da época e à instabilidade política da região. Somente a partir de 1880 a cidade começaria a se desenvolver. Imigrantes de todas as partes do mundo, principalmente Sírios, Palestinos, Libaneses e Chineses, se estabeleceram na área, neste período.


O novo milênio trouxe profundas transformações para a Cartagena. O desenvolvimento industrial e a consolidação de uma elite empresarial, representada por comerciantes, banqueiros e industriais, associados à imigração estrangeira, tornaram possíveis esta nova fase para a cidade. Cartagena não foi abalada pelas guerras civis que estremeceram a Colômbia e a inauguração de uma estrada de ferro, unindo a cidade ao porto de Calamar, sob o Rio Magdalena, permitiram que a baía recuperasse seu papel estratégico como porto comercial no mar do Caribe.


Pelas ruas instagramaveis de Getsemani - arquivo irmãs pelo mundo

Entre 1930 e 1970, a população apresentou taxas de crescimento maiores do que a média nacional colombiana, e em 1980 quase triplicou. Acredita-se que a razão para este fato tenha sido uma mistura de privatização da infraestrutura portuária e descentralização do turismo, o que gerou muita oportunidade de emprego para a região. Cartagena das índias é considerada Patrimônio Nacional da Colômbia, desde 1959, e posteriormente, em 1984, Patrimônio Mundial pela Unesco.

 


Commenti


Encontre a sua viagem dos sonhos:

IRMÃS PELO MUNDO no insta: Acompanhe as viagens ao vivo.

Reserve aqui a sua hospedagem:

G0944059.JPG

Sobre Nós

Somos irmãs, residentes da cidade de Cocal do Sul em Santa Catarina e adoramos explorar lugares e ter novas experiências. Já viajamos para mais de 12 países e conhecemos 11 estados brasileiros. Apaixonadas por bons drinks, boa comida e estar com amigos.

 

Read More

 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Inscreva-se para receber as novidades

Obrigada por se inscrever.

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
bottom of page